segunda-feira ,11 dezembro 2017
Página Inicial / Cidade / Aeronaves do IEF e brigadistas combateram incêndio na Serra de Santa Helena

Aeronaves do IEF e brigadistas combateram incêndio na Serra de Santa Helena

Um incêndio de enormes proporções atingiu a Serra de Santa Helena desde a manhã da quarta-feira (30). De acordo com a Prefeitura Municipal, as chamas foram provenientes de um incêndio na BR-040 e que foram combatidas pela Brigada de Incêndio da Gruta Rei do Mato que esteve na área atingida desde o início da ocorrência.

 

De acordo com Honorina Rocha, gestora da Gruta Rei do Mato, a situação estava quase incontrolável, “Conseguimos debelar algumas áreas. Saímos de lá às 16h30 e continuava queimando. É mata fechada na parte baixa, de difícil acesso, a equipe é pequena, sem água para abastecer”, lamentou .

Com este tempo com baixíssima umidade e ventos fortes nesta época do ano, o mato seco fica propício para qualquer chama virar um incêndio de grandes proporções, como o que aconteceu na serra. O cuidado deve ser redobrado para se evitar qualquer tipo de situação que cause algum tipo de incêndio.

A grande preocupação é com a baixa umidade relativa do ar. Ontem, a cidade teve o dia mais seco de 2017, com o índice atingindo 13%, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), configura estado de alerta. Para se ter ideia, no deserto a umidade fica em 12%. Nesta quinta-feira, a umidade relativa do ar ficou em torno de 20%.

Sem registro de chuva há 79 dias, Sete Lagoas e região segue sem previsão de precipitações para os próximos dias, segundo especialistas.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Nadab Abelin, duas aeronaves do Instituto Estadual de Florestas -IEF  sobrevoaram a área atingida pelo fogo para ajudar na ação.

Homens da Brigada de Incêndio ajudaram no combate ao fogo na Serra de Santa Helena

Caminhões pipas da Secretaria de Obra, Infraestruturas e Políticas Urbanas seguiram em direção a Serra evitando que as chamas se alastrassem para a área de preservação ambiental próximo ao Parque da Cascata.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

“NÃO VAMOS PAGAR PEDÁGIO” – Moradores de Pedro Leopoldo e região se revoltam em audiência pública sobre concessão da MG-424

  Moradores de Pedro Leopoldo protestaram durante a audiência pública, contra o pagamento de pedágio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *