Página Inicial / Cultura / Artistas setelagoanos se reúnem com Prefeitura e Câmara para discutir reivindicações da Cultura

Artistas setelagoanos se reúnem com Prefeitura e Câmara para discutir reivindicações da Cultura

Cerca de 120 integrantes da classe artística de Sete Lagoas, dos mais variados segmentos culturais, se reuniram na Casa da Cultura na quinta-feira,12, para esclarecer dúvidas sobre o futuro da Secretaria Municipal de Cultura na gestão do prefeito Leone Maciel. Os secretários Gutembergue Silva da Educação, Cultura e Esportes,Bruno Violante do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Seltrans, Governo e Comunicação e presidente da Câmara Municipal, Cláudio Caramelo-PRB, ouviram vários questionamentos dos artistas presentes.
Os artistas questionaram o motivo do fechamento dos espaços culturais da cidade, como a própria Casa da Cultura, e os Museus, a falta de funcionários no setor, que foram exonerados no início do ano. O Casarão encontra-se em reformas, o que também impede seu uso. A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Celênia Tavares disse que “a cultura tem esse problema crônico. Não há um corpo de funcionários efetivos que possam manter o funcionamento nesse período de transição entre gestões. Estamos preocupados, houve muita especulação, principalmente sobre a possível fusão da Cultura com outras secretarias. Mas foi um momento bom para mostrarmos a força da classe artística”, comentou a presidente.
Outro pedido da classe artística foi que a Câmara Municipal tivesse uma Comissão Permanente de vereadores que lutassem pelas causas culturais da cidade. “Coloquei a Câmara à disposição para ajudar. Para acontecer a junção de secretarias, tem que ter projeto na Câmara e garanto que não chegou nada disso lá. E se chegar, todos irão saber”, comentou o vereador Cláudio Caramelo. Ele sugere que, até que se nomeie servidores para gerir os espaços culturais, que funcionários de carreira sejam deslocados temporariamente para essas funções. Sobre a criação da comissão na Câmara, Caramelo afirmou que vai consultar a procuradoria da Casa sobre a viabilidade da medida. “Vou convocar os vereadores e lutar para essa implantação. Essa comissão já existe, mas junto a outras. Vamos lutar para separá-la das demais”, anunciou.
Reivindicação
De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esporte Gutembergue Silva, “a reivindicação está correta e cabe ao poder público fazer o possível para atender. A principal reivindicação foi sobre os espaços culturais estarem abertos. Informou que estará com o secretário de Administração para disponibilizar servidores efetivos que possam assumir temporariamente a gestão dos espaços culturais”.
Carnaval 2017
O secretário Gutemberg Silva disse ainda que a realização ou não de um carnaval na cidade mês que vem, dependerá de uma resposta da prefeitura. Segundo ele, não há posicionamento ainda do governo municipal. Haverá uma reunião em breve, já que o carnaval está próximo, para ver a possibilidade de realizar alguma coisa”, concluiu o secretário.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

4° Festival de Inverno de Sete Lagoas,que começaria nesta sexta,14, é adiado sem data definida

Anunciado em toda a imprensa setelagoana no dia 26 junho, pelo secretário adjunto de Cultura e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *