Página Inicial / Turismo / As belezas da Serra do Cipó em Minas Gerais

As belezas da Serra do Cipó em Minas Gerais

 

Situada a 90 km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó constitui um dos sistemas naturais mais belos do mundo, consolidada hoje como um grande destino turístico para quem procura lazer, descanso e diversão. Com o objetivo de preservar este patrimônio ecológico foi criado o Parque Nacional Serra do Cipó, que possui ao todo cem mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.

Por causa do relevo acidentado observa-se a freqüente formação de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais, que mantêm seu volume de água constante durante quase todo ano. Além da beleza das cachoeiras, o visitante também irá encontrar na Serra do Cipó inúmeros sítios arqueológicos, que revelam vestígios de comunidades primitivas que deixaram registros nas paredes de diversas grutas e cavernas. E para os turistas em busca de aventura destaca-se ainda a prática de atividades como canyoning, rapel, tirolesa, cicloturismo, trekking e turismo ecocultural. Visitar a Serra do Cipó é realizar uma viagem surpreendente.

Para chegar a uma das maiores concentrações de cachoeiras de Minas, saindo de Belo Horizonte, o caminho é a rodovia MG-10. Em cerca de uma hora e meia, já é possível avistar Santana do Riacho: município de 4,2 mil habitantes, cercado pelos paredões de pedra.

No local há três opções de camping. A diária custa R$ 35, mas também é possível ficar bem perto da natureza se hospedando nas pousadas.

As cachoeiras são a principal atração da Serra do Cipó. A água, com temperatura agradável, em torno dos 18 graus no verão, e a hidromassagem natural, seduz os turistas.

Campos Rupestres do Ermo das Gerais. Parque Nacional Serra do Cipó

Vários grupos organizam passeios entre as trilhas e cachoeiras da Serra e é possível montar pacotes com programações diferentes, como andar de caiaque.

O passeio nunca é correnteza abaixo, é sempre na parte mais tranquila do rio então qualquer pessoa pode participar, inclusive, crianças, é só colocar o colete que já está incluído no pacote e aproveitar.

Um dos lugares mais procurados da região é o Parque Nacional da Serra do Cipó.  No parque são cinco cachoeiras abertas à visitação, a mais próxima fica a 8 km da portaria. Duas horas para ir e, claro, duas para voltar. Por cerca de R$ 100, em média, há opções de passeios em grupos, mas há quem prefira seguir caminho por conta própria.

O respeito à natureza garante água limpinha onde se pode até espiar os peixes. Também dá para chegar às cachoeiras de bicicleta.

O passeio a cavalo passa por rios, entra na mata e dura cerca de quatro horas. Os passeios incluem paradas nas cachoeiras. Banho nas piscinas naturais formadas pelas quedas d’água.

Na hora do almoço, as pousadas e restaurantes locais oferecem o cardápio tradicional de minas. Feijão tropeiro, frango com quiabo e angu. Delícias feitas no fogão à lenha. E como o turista termina o dia de passeio.

Para saber se o Parque está aberto à visitação, confirmar sobre a entrada gratuita, tratar de outros assuntos, inclusive sobre acesso às cachoeiras localizadas no interior da unidade de conservação, entre em contato diretamente com o ICMBio/IBAMA, através dos telefones: escritório da administração do Parque, (31) 3718-7151 / 3718-7475 / 3718-7481 / 3718-7469; Superintendência de Minas Gerais em Belo Horizonte, (31) 3555-6100 / 3555-6101.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

UM NOVO OLHAR – Espaços públicos é uma ótima opção para moradores de Sete Lagoas – Veja as Fotos

ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIAL – UM NOVO OLHAR. Sete Lagoas – MG – Praça da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *