segunda-feira ,11 dezembro 2017
Página Inicial / Cidade / CBH Rio das Velhas promove semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

CBH Rio das Velhas promove semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

Entre os dias 20 e 25 de março, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas realiza uma série de atividades em comemoração à Semana das Águas. Haverá expedições, seminários, oficinas e revitalização de nascentes urbanas. O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e foi instituído pela ONU em 1992 com objetivo de conscientizar a população a respeito desse recurso essencial para a sobrevivência dos seres vivos.

 

Iniciando as atividades, na próxima segunda-feira (20/03), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, por meio dos Subcomitês Carste e Ribeirão da Mata, o ICMBIO e a COPASA irão realizar o “Seminário Águas Subterrâneas na APA Carste Lagoa Santa: Monitoramento para uma Gestão Sustentável”, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, em Lagoa Santa. O evento tem o objetivo de compartilhar com a comunidade informações sobre a APA Carste Lagoa Santa e ampliar a discussão com a sociedade sobre o Plano de Manejo da APA.

 

Jequitibá – Nos dias 21 e 22 de março, o Subcomitê Ribeirão Jequitibá, juntamente com parceiros da sub-bacia, realiza atividades e eventos sobre os recursos hídricos. Na noite de 21/03, às 19h30, na Faculdade Sto. Agostinho, haverá palestras sobre monitoramento de qualidade de água e Projeto Bacias.

No dia seguinte, 22 de março, quando se comemora oficialmente o Dia Mundial das Águas, as atividades começam bem cedo. Ás 07h terá início uma expedição pela bacia do Ribeirão Jequitibá, partindo da Faculdade Santo Agostinho e seguindo até o Rio das Velhas (em Jequitibá), passando por pontos onde houve monitoramento de qualidade de água em 2016.

A partir das 9h, a equipe de Mobilização CBH Rio das Velhas estará na comunidade Doutor Campolina (Jequitibá), desenvolvendo atividades lúdicas com roda de conversa sobre água e histórias contadas pelo contador Pierre André . Entre 13h e 14h será realizada a oficina do Plano Diretor da Bacia do Rio das Velhas, com o objetivo de apresentar o instrumento de gestão e suas aplicações à bacia hidrográfica. Já à noite, a partir das 19h, a Câmara de Vereadores de Sete Lagoas promove reunião especial com o tema água.

A Bacia Ribeirão do Onça, ocupa parte da cidade de Contagem e da região norte de Belo Horizonte, é considerada a que mais polui o Rio das Velhas. Sua bacia abriga mais de 1.000.000 de pessoas e possui 36,8 km de extensão.

 

Revitalização de Nascentes Urbanas – Terminando as programações, o CBH Rio das Velhas, por meio da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça, irá realizar evento de lançamento da obra de melhorias na Nascente da Felicidade, na Bacia do Ribeirão Onça. A ação, que integra o projeto de “Valorização das Nascentes Urbanas”, acontecerá no dia 25/03 (sábado), das 08h30 às 11h, na Escola Municipal Jardim Felicidade e contará com a presença do presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano.

O projeto “Valorização de Nascentes Urbanas e Divulgação de Práticas Ambientais para Proteção e Conservação das Nascentes do Ribeirão Onça” visa a revitalização de nove nascentes na bacia do ribeirão e a realização de atividades de práticas de educação ambiental para a proteção e conservação das nascentes.

Na Nascente da Felicidade foram feitas obras de contenção de barranco, construção e melhoria dos reservatórios de águas e das bicas, além de plantio de mudas e gramas. Também foram realizados trabalhos de mobilização e sensibilização da comunidade.

Cachoeira do Fundão – Parque Nacional da Serra da Canastra em São Roque de Minas em Minas Gerais

 

Sobre admin

Você pode Gostar de:

“NÃO VAMOS PAGAR PEDÁGIO” – Moradores de Pedro Leopoldo e região se revoltam em audiência pública sobre concessão da MG-424

  Moradores de Pedro Leopoldo protestaram durante a audiência pública, contra o pagamento de pedágio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *