Página Inicial / GERAESTV / Comitê Bacia Rio das Velhas divulga campanha, ” Que rio queremos”?

Comitê Bacia Rio das Velhas divulga campanha, ” Que rio queremos”?

Mais de 500 pessoas estiveram presentes no 1º Fórum Municipal de Desenvolvimento de Buenópolis, promovido pelo Sebrae Minas, prefeitura municipal, Sicoob/Fundação Credinor, Emater e apoiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). No encontro, realizado no salão do Asilo São Vicente de Paula, durante todo o dia de quarta-feira (26), o Comitê divulgou a campanha de comunicação e mobilização social ‘Que rio queremos? Cuidar é melhor que destruir’.

 

Marcus Vinícius Polignano, presidente do CBH Rio das Velhas, destacou a importância de debater e propor soluções para o desenvolvimento econômico da região, assim como a oportunidade de falar sobre a campanha, que tem o objetivo de discutir e alertar sobre o destino dando às nossas águas. “Impossível separar desenvolvimento econômico de recursos hídricos, principalmente nas áreas rurais. Mais tudo precisa ser feito de forma sustentável, para proteger os rios. Estamos numa região com diversos rios importantes e de qualidade, como o Curimataí, afluente do Rio das Velhas. Que o município de Buenópolis junto com as comunidades nos ajude a manter a vitalidade do Curimataí e das nascentes. Nossa mensagem é neste sentido, somos todos coirmãos de uma bacia, portanto, nossa presença aqui é de quem está no Alto Velhas, mas com um olhar no Baixo, no sentido que o rio é uma coisa só, por isso, temos que cuidar bem dele”, destacou.

Foi justamente com o intuito de promover e auxiliar o produtor rural que um dos principais temas do fórum foi a agricultura, além de debater no decorrer da programação a educação e o comércio. Segundo o analista técnico do Sebrae, Walmath Magalhães, são três tópicos complementares. “A gente começou a falar de agricultura, em função de o município ter uma forte tradição no plantio e pecuária, e também por que a agricultura é a base de sustento na maioria dos pequenos municípios, como Buenópolis. Por isso, enxergamos nisso uma oportunidade, trazer estes produtores para o fórum e repassar orientações que ajudem na melhoria de renda de forma sustentável. Além de importante é estratégico que os agricultores familiares participem e estejam envolvidos nestas discussões, pois o desenvolvimento econômico de um município passa por diversas áreas e uma delas é a agricultura”, observa Magalhães.

Para o prefeito de Buenópolis, Célio Santana (PSB), o resultado do fórum refletirá não apenas no desenvolvimento local, mas em toda a região, graças ao trabalho bem feito da prefeitura e dos parceiros. “A cidade precisa desses parceiros, como o Sebrae e o CBH Rio das Velhas, para o desenvolvimento local com vistas ao regional. O Comitê é importante para a região, pois cuida do meio ambiente e dá sustentação ao produto rural. Não existe desenvolvimento se não houver um meio ambiente organizado e sustentável. Precisamos preservar para depois colhermos bons frutos”, enfatiza o prefeito.

Na visão do aposentado e produtor rural, João Sebastião Gomes, que mora na comunidade de Vitorino, Tamanduá e Carranca, o fórum acontece num momento importante, pois algumas comunidades passam por problemas na plantação. “Este ano não consegui colher meu feijão. Conversando com o pessoal da Emater e do Sebrae estou procurando orientações para minha lavoura. Mas tudo passa pela campanha aqui falada. Que rio queremos? Se não preservamos as nossas nascentes, não haverá água para plantar”, ressalta o produtor.

Ascom CBH Rio das Velhas

 

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Defensoria Pública realiza mutirão com reconhecimento gratuito de paternidade em Sete Lagoas e outras cidades

É bastante comum que as pessoas, em casos de reconhecimento de paternidade ou maternidade, busquem …

Um comentário

  1. Bounce rate.
    Network traffic to boost ranks and exposure.

    NEW! Now you can choose the Country you want the traffic to come from, as well.

    Supercharge Your SEO And Boost Your Alexa Ranking with 1 Million unique Visitors Traffic sent Within 1 Month. Available only Here. Cheapest Offer On the Internet And Exclusively Available on Monkey Digital

    Read More details about our great offer:
    https://monkeydigital.co/product/network-traffic-offer/

    Thanks and regards
    Mike
    Monkey Digital
    monkeydigital.co@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *