sexta-feira ,21 fevereiro 2020
Página Inicial / GERAESTV / Completando 80 anos, Lagoa Santa é a 1ª cidade de Minas e 12ª no Brasil no ranking de transparência da CGU

Completando 80 anos, Lagoa Santa é a 1ª cidade de Minas e 12ª no Brasil no ranking de transparência da CGU

Completando os seus 80 anos de emancipação nesta segunda, 17 de dezembro, o município de Lagoa Santa na Grande BH,  dá é um exemplo de gestão municipal e fica em 1° lugar em transparência nas contas públicas. O município de Sete Lagoas ficou em 222° lugar com a nota 7,59, inferior às cidades de Governador Valadares, Nova Serrana e empatou com Bocaiúva, municípios no norte de Minas.


A cidade de Lagoa Santa situada à apenas 35 km de Belo Horizonte e com aproximadamente 65 mil habitantes, comemora neste fim de 2018 em dose dupla. Primeiro pelos seus 80 anos de emancipação e depois por ter conquistado o primeiro lugar em transparência em sua gestão municipal, onde obteve nota 9.62,  a maior dentre todos os municípios mineiros avaliados pela Escala Brasil Transparente (EBT) em relação à transparência dos atos administrativos. O anúncio foi realizado durante as atividades comemorativas do Dia Internacional contra a Corrupção promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

No total, foi avaliado um universo que abrange cerca de 70% da população brasileira e dentre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, a cidade, Lagoa Santa foi classificada na 12º posição.

SETE LAGOAS DÁ O MAL EXEMPLO

O município de Sete Lagoas ficou em 222° lugar com a nota 7,59, inferior àse cidades de Governador Valadares, Nova Serrana e empatou com Bocaiúva, municípios no norte de Minas.

Além verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência, a Controladoria-Geral da União mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, dentre outros.

A Escala Brasil Transparente foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) com objetivo de atuar na regulação e fiscalização da transparência dos atos administrativos e combatendo a corrupção.

Veja todos os municípios avaliados em: www.transparencia.gov.br/brasiltransparente

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Sisu: MEC libera acesso ao resultado

O Ministério da Educação (MEC) liberou há pouco o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *