segunda-feira ,14 outubro 2019
Página Inicial / GERAESTV / Decreto de Indulto de Natal sai nesta sexta

Decreto de Indulto de Natal sai nesta sexta

O presidente Michel Temer decidiu que dará o indulto de natal neste ano. A publicação do decreto sai nesta sexta-feira (28). A informação é do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

A assessoria do Palácio do Planalto chegou a afirmar que Temer não concederia o indulto em 2018, mas, segundo o ministro Marun, o presidente assinará o decreto após manifestação da Defensoria Pública da União.

A Defensoria Pública argumentou que o sistema carcerário brasileiro é o terceiro maior do mundo e a não edição do decreto agravaria esta situação.

Como sugestão, a defensoria propôs que o decreto exclua do indulto os crimes de colarinho branco, como corrupção e lavagem de dinheiro, para evitar questionamentos no Supremo Tribunal Federal.

Marun não detalhou os termos do indulto deste ano, mas adiantou que deve ser parecido com o de edições anteriores que não foram suspensas pela Justiça. O decreto de 2017 foi vetado pelo STF.

Nele, o presidente perdoava condenados que tivessem cumprido 20% do tempo da pena. Mas, o texto foi alterado pelo ministro Luis Roberto Barroso que excluiu do perdão os condenados por crimes de corrupção a mais de 8 anos de prisão e elevou de 20% para 33% o tempo mínimo de cumprimento da pena para ter direito ao benefício.

Marum criticou a decisão de Barroso e defendeu que o decreto não significa impunidade.

O indulto natalino é uma prerrogativa exclusiva do presidente da República que pode perdoar condenados que já cumpriram parte da pena, desde que não sejam crimes violentos, hediondos ou de terrorismo.

AgenciaBrasil

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Defensoria Pública realiza mutirão com reconhecimento gratuito de paternidade em Sete Lagoas e outras cidades

É bastante comum que as pessoas, em casos de reconhecimento de paternidade ou maternidade, busquem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *