terça-feira ,20 novembro 2018
Página Inicial / Cidade / Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado

Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado

Neste sábado (18) é o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e a poliomielite. É a oportunidade para os papais e mamães imunizarem as crianças contra as doenças.

A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até a última terça-feira (14), no entanto, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses.

Até o momento, os estados que apresentam melhor cobertura vacinal para pólio e sarampo são Rondônia e São Paulo. Os que estão com índices mais baixos são Amazonas e Roraima, estados que sofrem com surto de sarampo nos últimos meses devido à importação do vírus que circula na Venezuela. O Ministério ainda faz um alerta aos pais de que a vacina é a melhor forma de prevenir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças que já tomaram alguma dose dessas vacinas, estão sendo convocadas novamente para tomar um reforço. Isso, com o objetivo de corrigir uma possível falha vacinal, já que 95% das crianças vão responder positivamente à vacina, mas 5% não vão ficar imunes às doenças. A vacina contra a poliomielite demora em torno de uma semana para fazer efeito, já a vacina contra o sarampo pode demorar de 10 a 15 dias para imunizar a criança contra a doença.

Neste sábado, todos os postos de saúde do Brasil vão funcionar das 8 às 17 horas exclusivamente para aplicar as vacinas contra sarampo e paralisia infantil.

Não dá pra brincar! Doença é coisa séria.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Gêmeas se separam após cirurgia em hospital de SP

Uma foto divulgada na tarde desta quarta-feira, 31, pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *