Página Inicial / Turismo / Turismo / Edital de concessão da BR–381 deverá sair até março

Edital de concessão da BR–381 deverá sair até março

O edital de concessão da BR–381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, juntamente com a BR–262, entre João Monlevade e Viana (ES), deve ser publicado até março deste ano. A previsão é do senador Carlos Viana (PSD-MG), que anunciou em uma live na noite da última terça-feira que o projeto estaria em fase final de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A expectativa inicial era que o edital fosse publicado ainda em dezembro do ano passado, segundo cronograma disponível no projeto de concessão elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e o leilão ocorresse em março deste ano. Com o atraso, o leilão pode acontecer no final do primeiro semestre ou início do segundo.

Essa análise do TCU ainda pode gerar algumas mudanças e até adiar ainda mais o leilão, mas, a princípio, a proposta da ANTT consiste na concessão de 686,1 km das rodovias por 30 anos, prorrogáveis por mais cinco. O projeto também prevê que a empresa que vencer o leilão fique responsável pelo restante das obras de duplicação da BR–381 e também pela duplicação de trechos da BR–262. Porém essas obras só teriam início após dois anos do início do contrato. Até agora, o governo federal já duplicou 55 km, e outros 11 km devem ser entregues ainda antes da concessão.

O Senador se diz otimista com o leilão e afirmou que há pelo menos três grupos estrangeiros interessados nas rodovias. “Na semana passada, eu recebi no meu gabinete, em Brasília, a visita de um grupo espanhol grande, que tem experiência e tem engenharia, e eles querem participar do leilão da 381. Então, hoje nós temos três grupos estrangeiros interessados no leilão da 381, o que me anima muito porque, com o dólar alto, essas empresas e grupos vão gastar muito menos para poder fazer os investimentos no Brasil e garantir que a obra saia”, afirmou o senador. Os outros dois grupos seriam um fundo dos Emirados Árabes e outro fundo com capital chinês e inglês.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + oito =