Página Inicial / Cidade / Hoje comemora-se o dia nacional da Pizza

Hoje comemora-se o dia nacional da Pizza

HOJE DIA 10 DE JULHO, DIA DA PIZZA – De origem italiana, a pizza ganhou diversas adaptações ao longo dos anos com a adição de novos sabores, formatos e também abraçou até as dietas restritivas.

Nesta quarta-feira (10) é a data em que é comemorado o Dia da Pizza. O prato de origem italiana ganhou diversas adaptações ao longo dos anos com a criação dos mais variados sabores.

Além das tradicionais calabresa e mussarela é possível encontrar pizzas de estrogonofe, cheddar e até acarajé.

O Dia da Pizza foi criado em 1985 pelo secretário de turismo de São Paulo Caio Luis de Carvalho  – Nadya Spetnitskaya/Unsplash

A massa feita com farinha de trigo e água também foi mudada para atender a demanda de pessoas com restrições ou alergias alimentares. Em algumas pizzarias, até o formato redondo foi alterado para formas ovais e quadradas.

O preparo da massa inclui água, farinha, fermento, óleo, açúcar e sal. Os dois últimos servem para acrescentar sabor a massa e ajudam a dar ‘crocância’. Em dias mais frios, a quantidade de fermento é aumentada, pois a massa demora mais para crescer.

Para o preparo caseiro o pizzaiolo Tiago Bento alerta para o cuidado  com o recheio. Segundo ele nada deve ser colocado completamente cru no forno, mas os produtos devem assar junto com a massa.

Outra dica é o cuidado com tempo de cozimento da pizza. Quando em forno à lenha, deve-se girar para evitar que queime ou cozinhe apenas um lado do alimento. Usando fornos de esteira a atenção deve ser voltada para o ponto.

Os sabores tradicionais como calabresa e mussarela são os preferidos da clientela de Tiago, quem também tem disponíveis no cardápio opções como salmão, rúcula e camarão.

Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo da receita que rende 4 pizzas grandes.

Ingredientes:

  • 500g de espinafre batido
  • 20ml ou 2 colheres (sopa) de óleo
  • 10g ou 1/5 colher (sobremesa) de açúcar
  • 5g ou 1 colher (chá) de sal
  • 800g de farinha branca
  • 5g de fermento
  • 250g de queijo muçarela

Modo de Preparo:

Em uma vasilha grande, coloque o espinafre morno. Acrescente uma xícara de chá de farinha de trigo e misture bem até obter uma massa mole e homogênea. Deixe descansar por 15 minutos em um local aquecido.

Adicione o restante dos ingredientes e mexa até a massa ficar macia. Após o processo, divida a massa em 6 partes iguais e mantenha em local aquecido por mais 30 minutos ou até dobrar de volume.

Pré-aqueça o forno em temperatura média (250 ºC). Com ajuda de um rolo, abra cada parte da massa em um disco de aproximadamente 25 cm de diâmetro.

Em uma forma redonda, acomode 1 disco de massa, espalhe um pouco de molho de tomate sobre toda a superfície e leve para assar por 20 minutos.

Retire do forno e recheie cada disco com os ingredientes de sua preferência. Asse por mais 15 minutos e sirva em seguida.

Bom apetite!

 

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Defensoria Pública realiza mutirão com reconhecimento gratuito de paternidade em Sete Lagoas e outras cidades

É bastante comum que as pessoas, em casos de reconhecimento de paternidade ou maternidade, busquem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *