sexta-feira ,21 fevereiro 2020
Página Inicial / GERAESTV / MAIS UM CRIME? Barragem da Vale poderá se romper em Barão de Cocais

MAIS UM CRIME? Barragem da Vale poderá se romper em Barão de Cocais

A Mineradora Vale afirmou ao Ministério Publico que o talude norte da cava da Minas Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, pode se romper a qualquer momento, entre hoje até o próximo sábado (25).  A Agência Nacional de Mineração (ANM) já da como certo o colapso do talude.

De acordo com a mineradora, o tremor gerado pelo rompimento do talude poderia colapsar a Barragem Superior Sul que está 1,5 km abaixo e em 3 de alerta (nível máximo).

A Defesa Civil Estadual, é possível mensurar o tamanho do rompimento, mas reiterou que o colapso pode gerar um abalo.  Em nota, a Vale disse que continua monitorando o talude norte 24 horas por dia.

Em fevereiro, 443 moradores da chamada zona de autosalvamento, a primeira a ser atingida por uma possível onda de rejeitos, já foram retirados de suas casas em fevereiro, quando o nível de segurança da barragem foi elevado para 2. Em março, o nível chegou para três.

Outras cerca de 6.000 pessoas estão dentro da zona secundária de salvamento (ZSS), a quase 16 quilômetros do complexo de Gongo Soco. Neste perímetro, a onda de rejeitos pode chegar em cerca de uma hora e 12 minutos. Um simulado de emergência foi feito neste sábado por causa de um possível rompimento da barragem.

Ministério Público de Minas Gerais expediu, na quinta-feira (16), uma recomendação à Vale para que a mineradora mantenha a população de Barão de Cocais informada sobre os riscos, danos e impactos de um possível rompimento.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Sisu: MEC libera acesso ao resultado

O Ministério da Educação (MEC) liberou há pouco o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que …

2 Comentarios

  1. Do you have a spam problem on this blog; I also am a blogger, and I was curious about your situation; many of us have developed some nice procedures and we are looking to exchange methods with other folks, why not shoot me an e-mail if interested.

  2. The subsequent time I learn a blog, I hope that it doesnt disappoint me as a lot as this one. I mean, I do know it was my choice to learn, however I really thought youd have one thing fascinating to say. All I hear is a bunch of whining about one thing that you could possibly fix in case you werent too busy on the lookout for attention.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *