quinta-feira ,17 setembro 2020
Ultimas Noticias
Página Inicial / GERAESTV / Mato Grosso é campeão em câncer infantojuvenil e má formação fetal por causa dos agrotóxicos”, alerta pesquisador da UFM

Mato Grosso é campeão em câncer infantojuvenil e má formação fetal por causa dos agrotóxicos”, alerta pesquisador da UFM

 

O pesquisador alerta para os altos índices de câncer infantojuvenil e má formação fetal em gestantes que residem próximo às áreas onde os produtos são pulverizados
“Mato Grosso é campeão em câncer infantojuvenil e má formação fetal por causa dos agrotóxicos”, alerta pesquisador da UFMT

O médico, professor e pesquisador do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (Neast) da Universidade Federal de Mato Grosso, Wanderlei Pignati, participou de uma Audiência Pública realizada no Auditório da OAB, em Cuiabá no último dia 12 de junho, para debater a utilização de agrotóxicos nas lavouras de Mato Grosso. O pesquisador alerta para os altos índices de câncer infantojuvenil e má formação fetal em gestantes que residem próximo às áreas onde os produtos são pulverizados. Um seminário deve ser realizados nos próximos dias para continuar o debate.

Pignati está à frente de diversas pesquisas que relacionam problemas graves de saúde em regiões onde se utiliza agrotóxicos em grandes quantidades. De acordo com o pesquisador, a contaminação se da através da água, dos alimentos, do solo, ar, chuva, flora, fauna e demais seres vivos que habitam no ambiente.

Em suas pesquisas, Pignati constatou a presença de agrotóxicos no leite materno e resíduos de glifosato nos bebedouros de escolas em cidades onde a agricultura produz alimentos em grande escala.

Os problemas agudos como Gatro-intestinais, dérmicos, hepáticos, renais, neurológicos, pulmonares, deficiências no sistema imunológico, quadros clínicos psiquiátricos foram identificados em crianças menores de cinco anos de idade no período de 2004 a 2009 no município de Lucas do Rio Verde (334 Km de Cuiabá), local onde a pulverização de agrotóxicos nas lavouras é constante por ser um dos maiores polos de agricultura no Estado.

Foi registrado um crescimento no número de internação ambulatorial para a utilização de nebulização no período de outubro a janeiro, onde a pulverização é maior para a safra da soja e em fevereiro, onde a pulverização era intensa devido a safra de milho e algodão.

Ainda de acordo com o estudo, crianças pequenas que residem nessas áreas, que permanecem no chão ou solo e colocam as mãos e objetos na boca com maior frequência, podem estar mais sujeitas à exposição. Além disso, os pais expostos de forma ocupacional podem trazer agrotóxicos para casa através das roupas e equipamentos, aumentando o risco de adoecimento por câncer dos filhos e das mães durante a gestação.

A pesquisadora integrante do grupo de pesquisa de Pignati, Débora Calheiros, trabalha principalmente com a questão da contaminação de peixes e da água. Segundo ela, o estudo epidemiológico deve ser levado a sério pois o risco já está comprovado através dos inumes estudos que relacionam as doenças com os agrotóxicos. “A questão principal que devemos pensar é que onde tem maior produção em estudos epidemiológicos com dados do Ministério da Saúde, é onde tem maior incidência de câncer infantojuvenil, de má formação e de outros problemas de saúde.

Então é uma questão simples, isso tem que ser avaliado e tem que ser estudado com responsabilidade por todos, é um absurdo que ninguém está colocando isso em jogo. A saúde das pessoas e das suas famílias que moram em Sorriso, em Diamantino, Tangará e Lucas do Rio Verde estão em risco. A gente ta tomando veneno na água potável”, afirma.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), esteve presente na audiência e reafirmou que o assunto precisa ser debatido até que uma solução possa ser encontrada. “Os estudos científicos de saúde pública precisam ser respeitados. Porque não da pra negar a existência de problemas que são reais, como é real a associação dos agrotóxicos e o aumento da prevalência de doenças. Nós temos que a partir disso para pensar de que forma nós temos que enfrentar esse problema”, diz.

“Quando os estudos epidemiológicos começaram a apresentar a associação entre cigarro e câncer de pulmão, a primeira reação foi a da negação e o questionamento do estudo cientifico. Nós não temos que esperar daqui 20, 30 anos, quando não se tiver mais o que fazer, para aí sim pensar em como reduzir os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana. Isso não significa se colocar contrario ao agronegócio, contrario a produção de alimentos, produção de soja e de algodão. Significa dizer que há um problema real que precisa ser enfrentado por vários caminhos e é esses caminhos que nós temos que discutir de forma exaustiva”, afirma o parlamentar.

Lúdio ressalta que o interesse maior é da população e não das empresas que  produzem alimentos em grande escala. “A industria do veneno não está preocupada com ninguém, ela só está preocupada em ganhar e por isso ela vai investir no que der lucro pra ela. Reduzir o consumo de agrotóxico e fazer um controle biológico é um caminho que o Estado deve pensar para estimular essa linha de atuação. Se a questão é que as pessoas precisam de alimentos então vamos pensar em uma outra forma de produzir.

Lúdio é autor de dois projetos de lei que versam sobre o uso de agrotóxicos em Mato Grosso que pretende proibir a pulverização do produto e a isenção fiscal dessas substâncias no Estado. Em abril desse ano, o Ministério da Saúde divulgou que 30 cidades de MT, incluindo Cuiabá, têm água contaminada por um “coquetel de agrotóxicos”. Os outros 111 municípios não foram submetidos aos testes por falta de recursos financeiros das Prefeituras.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de mato Grosso (Aprosoja/MT), Antônio Galvan, discorda que a culpa dos altos índices de doenças seja do agronegócio. “Essa situação da água contaminada, será que ela está contaminada só com agrotóxico? Então porque usar agro, vamos usar só tóxico, esse tóxico vem da onde? Eu sei que qualquer água entra em uma cidade limpa e ela sai do outro lado extremamente poluída. O problema hoje da contaminação está dentro da cidade, é produzida pelo centro urbano”, diz.

Galvan ainda afirma que o mercado de alimentos orgânicos é instável e que não há possibilidade de produção em grande escala. “Eu conheço gente que desistiu de plantar orgânico em Tangará da Serra por causa de mão de obra, o funcionário não fazia a prática na hora exata e o orgânico não aceita nada de errado. Se o clima não te ajudar você perde a lavoura. Usamos os defensivos porque é a única alternativa que temos, se não existisse o defensivo estaríamos desmatando muito mais terras”, afirma.

Segundo ele todas as culturas devem ser somadas na tentativa de diminuir o uso de produto químico em qualquer lugar. “Eu não vou me sustentar e não vou fazer um produto orgânico porque eu coloco em risco tudo o que eu tenho. Hoje os alimentos orgânicos são um nicho de mercado, se todo mundo começar a fazer onde que você vai colocar o produto? Nós vamos conseguir produzir orgânico para o mundo? Então é isso que nós temos que olhar, eu não sou contra quem quer fazer orgânico ou qualquer produção alternativa, mas tem muita gente vendendo gato por lebre. Vocês sabem que hoje o brasileiro é maquiavélico pra tudo”, finaliza.

A OAB informou que em breve fará um seminário para que o assunto seja debatido novamente.

Agrotóxicos

A palavra ‘agrotóxico’ passou a ser utilizada para denominar os venenos agrícolas no Brasil colocando em evidência a toxicidade desses produtos ao meio ambiente e à saúde humana. O termo é definido pela Lei Federal n.º 7.802 de 11 de julho de 1989, regulamentada pelo Decreto 98.816 e, posteriormente, pelo Decreto n.º 4.074, de 4 de janeiro de 2002.

Os agrotóxicos são utilizados durante a produção, armazenamento, transporte, distribuição e transformação de produtos agrícolas e seus derivados. Entre os agrotóxicos também estão os desfolhantes, dessecantes e as substâncias reguladoras do crescimento vegetal ou fitorreguladores.

Fonte: www.olhardireto. com.br

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Com apenas 32 leitos de UTI, justiça obriga a prefeitura de Sete Lagoas a instalar mais 35 leitos em 15 dias

  O município de Sete Lagoas recebeu do Governo Federal um aporte de R$ 20 …

50 Comentarios

  1. I do not even understand how I stopped up right here, however I
    assumed this publish used to be great. I do not realize who
    you are however definitely you are going to a well-known blogger in case you are not already.
    Cheers!

  2. Thankfulness to my father who stated to me about this website, this website is actually remarkable.

  3. Running an internet home business requires a lot of discipline.
    An opponent with this mindset does not take responsibility for them self.
    Seriously, though, whatever you do, you might have a
    duty.

  4. It’s really a great and useful piece of info.
    I am happy that you simply shared this useful info with us.
    Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  5. I really like reading through a post that can make people think.
    Also, thank you for permitting me to comment!

  6. Thanks on your marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you could be a great author.
    I will remember to bookmark your blog and definitely will come back later on. I want to encourage that you continue
    your great job, have a nice day!

  7. Heⅼlо i am kavin, іts my fіrst time to commenting
    anyplace, ԝhen i read this article i thоught i ⅽould also male comment dսe to
    thіs gоod piece оf writing.

  8. Wkrótce pojawi się w serwisie. Tragedia. Zapraszamy.

  9. Hello there, just became aware of your blog through Google,
    and found that it’s truly informative. I’m
    gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future.
    Numerous people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  10. Hi! I realize this is sort of off-topic but I had to ask.
    Does managing a well-established blog like yours take a
    large amount of work? I’m completely new to blogging but I do write in my journal everyday.
    I’d like to start a blog so I can easily share my experience and feelings online.
    Please let me know if you have any ideas or tips for new aspiring
    blog owners. Thankyou!

  11. Since the admin of this web site is working, no question very quickly it will be
    famous, due to its quality contents.

  12. I’m really enjoying the theme/design of your site.
    Do you ever run into any web browser compatibility issues?

    A handful of my blog readers have complained about my website
    not working correctly in Explorer but looks
    great in Firefox. Do you have any recommendations to help fix this issue?

  13. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the
    book in it or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is wonderful
    blog. An excellent read. I will definitely be back.

  14. Hey there! I just want to give you a huge thumbs up for your excellent information you’ve got right here on this post.
    I’ll be returning to your website for more soon.

  15. Heya i’m for the primary time here. I came across this board and I to find It truly helpful & it
    helped me out much. I am hoping to offer one thing again and help others like you aided me.

  16. Hi, I do think this is an excellent web site.
    I stumbledupon it 😉 I will come back once again since I bookmarked it.
    Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to guide other people.

  17. miriam tranny

    Excellent way of describing, and nice article
    to obtain data on the topic of my presentation subject matter, which i
    am going to present in school.

  18. Does your website have a contact page? I’m having problems locating
    it but, I’d like to send you an e-mail. I’ve got some ideas
    for your blog you might be interested in hearing. Either
    way, great site and I look forward to seeing it develop over time.

  19. It is perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy.

    I’ve read this post and if I could I wish to
    suggest you some interesting things or suggestions.
    Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

  20. Hi there! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for my comment form?

    I’m using the same blog platform as yours and I’m having
    difficulty finding one? Thanks a lot!

  21. The Apple Watch shall be added to an current cellphone plan, and there are hints that carriers will provide pricing promotions.
    To be sure, this market is altering quickly (Fb just launched HD
    uploads in late 2008), so I count on to revisit this on occasion, and would not be surprised to see a big change in results (although
    I’d predict that both Google/YouTube and
    Fb will proceed to be major players). But contemplating
    the nonetheless-existent flaws, the time suck, the calls for
    of synchronicity and the typically poor content material, will it need to get 100x higher before
    it sustains within the mainstream? Will leveraging Twitter’s
    scale and concurrency be sufficient to lure that neighborhood to Periscope?
    It remains to be seen whether unleashing this app onto Twitter’s 288
    million month-to-month energetic users will dilute
    the standard, or even additional broaden and refine the attitude of
    what gets posted. Vine was additionally acquired
    by Twitter while in stealth, however Twitter spokesperson Rachel Millner would
    not tell me whether or not “stealth acquisitions” were part
    of Twitter’s M&A technique. After soliciting recommendation on Periscope
    about whether he ought to tell his children the
    truth about the fish’s loss of life and
    getting principally truthers in chat, Sacca held a very moving funeral for Drama Llama along with his family
    by the seaside.

  22. Thanks for sharing such a nnice opinion, article is good, thats wwhy
    i have read it fully

    Look at my blog pos Novelty Id

  23. You have made some really good points there. I looked on the internet to learn more about the issue and found most people will go along
    with your views on this site.

  24. Can you tell us more about this? I’d love to find out some additional information.

  25. Nice post. I learn something new and challenging on sites I
    stumbleupon every day. It’s always exciting to read through articles from other writers and use
    a little something from other sites.

  26. Howdy! I’m at work surfing around your blog from my new iphone!

    Just wanted to say I love reading through your
    blog and look forward to all your posts! Keep up the excellent work!

  27. Hi there! I could have sworn I’ve been to this site before but
    after looking at some of the posts I realized it’s new to me.
    Regardless, I’m definitely pleased I discovered it and I’ll be bookmarking it and checking
    back often!

  28. Ahaa, its pleasant discussion about this piece of writing at this place at this
    web site, I have read all that, so at this time me also commenting at this
    place.

  29. Very good article. I’m facing some of these issues as well..

  30. What’s up, I check your new stuff daily. Your writing style is awesome, keep it up!

  31. Remarkable! Its genuinely awesome piece of writing, I have got much clear idea concerning from this piece of writing.

  32. I know this if off topic but I’m looking into starting
    my own weblog and was wondering what all is needed to get setup?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty
    penny? I’m not very web smart so I’m not 100% positive. Any tips or advice
    would be greatly appreciated. Kudos

  33. It’s very simple to find out any matter on web as compared
    to textbooks, as I found this paragraph at this
    web page.

  34. Genuinely when someone doesn’t be aware of after that its up to other viewers that
    they will assist, so here it happens.

  35. Superb, what a weblog it is! This webpage presents helpful data to us, keep
    it up.

  36. excellent submit, very informative. I ponder why the opposite specialists
    of this sector do not notice this. You must continue your writing.
    I am confident, you’ve a great readers’ base already!

  37. Hello, I enjoy reading through your article post. I like to write a little comment to support you.

  38. Hi, I do believe this is a great blog. I
    stumbledupon it 😉 I am going to come back once again since i have book-marked
    it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich
    and continue to guide others.

  39. Hi there, I found your web site by means of Google even as searching for a related topic, your web site got here up, it
    looks great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, just changed into alert to your weblog via Google,
    and found that it is truly informative. I’m going to be careful for brussels.
    I’ll be grateful if you proceed this in future.

    Many other folks shall be benefited from your writing.
    Cheers!

  40. Hurrah! Finally I got a webpage from where I know how
    to in fact get useful data regarding my study and knowledge.

  41. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this blog.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s difficult to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appearance.
    I must say you’ve done a superb job with this. In addition, the blog loads
    super fast for me on Safari. Superb Blog!

  42. I was able to find good info from your blog articles.

  43. Why viewers still make use of to read news papers when in this technological world all is presented on web?

  44. It is appropriate time to make some plans for
    the future and it’s time to be happy. I have read this post and if I could
    I wish to suggest you few interesting things or tips.

    Perhaps you could write next articles referring to this article.
    I wish to read more things about it!

  45. Woah! I’m really digging the template/theme of this site.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard to get that “perfect balance” between usability and appearance.
    I must say that you’ve done a superb job with this.

    Also, the blog loads extremely quick for me on Firefox.

    Superb Blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + cinco =