Ultimas Noticias
Página Inicial / Cidade / Novamente, rejeitos da Vale atinge rios da região Central de Minas

Novamente, rejeitos da Vale atinge rios da região Central de Minas

O rompimento de rejeitos da mineradora Vale contaminou rios e córregos da região Central de Minas e chegou a região metropolitana. As águas das cidades de Itabirito, Ouro Preto e Congonhas foram as principais atingidas. O rompimento ocorreu no domingo (12), e as causas do problema ainda não foram esclarecidas.

                                   Vazamento do duto da Vale, atinge rios da região central de Minas

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Antônio Marcos Generoso – “Temos um grupo de monitoramento do Rio das Velhas que percebeu a mudança na cor da água. Uma equipe nossa foi então até a mina da Vale em Ouro Preto para investigar o problema e viu os funcionários consertando o duto”, disse ele.

Segundo ele, primeiro foi atingido o Córrego Prata que em seguida passou para o Córrego Almas, depois contaminou o Ribeirão Mata Porcos que se transforma no Rio Itabirito. Na cidade de Itabirito não houve problemas no abastecimento porque a água é captada de afluentes. Também não houve muitas mortes de peixes apesar da turbidez da água. A contaminação contribuiu para o assoreamento do rio.

O secretário explicou ainda que a contaminação poderia ter ficado pior, já que o Rio Itabirito deságua no Rio das Velhas, que abastece Belo Horizonte e a região metropolitana. “Nós avisamos a Copasa e deu tempo de agir para não comprometer o abastecimento”, contou Generoso. Nesta quinta-feira (16), a água da cidade continua com a cor amarelada.

A Vale informou que presta esclarecimento aos órgãos ambientais e apura as causas para o rompimento. A mineradora disse ainda que o rompimento já foi solucionado.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Douglas Melo e Duílio de Castro tem juntos mais de 50% de rejeição segundo pesquisa eleitoral

O deputado Douglas Melo e o prefeito Duílio de Castro somaram mais de 50% de …

2 Comentarios

  1. You could definitely see your expertise in the article
    you write. The sector hopes for more passionate writers
    like you who are not afraid to say how they believe.
    At all times follow your heart. https://amstyles.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *