Página Inicial / Cidade / O ex-deputado Sérgio Emílio recebeu homenagem da ALMG pelos 30 anos da Constituição Mineira

O ex-deputado Sérgio Emílio recebeu homenagem da ALMG pelos 30 anos da Constituição Mineira

 Os deputados constituintes receberam homenagem no plenário da ALMG na noite de quinta (19). O evento contemplou os 88 parlamentares que participaram da elaboração da constituição mineira.

Emílio de Vasconcelos Costa recebeu a homenagem ao seu pai das mãos do presidente da ALMG Agostinho Patrus.

 

O ex-deputado Sérgio Emílio Brant de Vasconcelos que teve três mandatos  na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, recebeu a honrosa e merecida homenagem, representado pelo seu filho, empresário e político, Emílio de Vasconcelos Costa.

A homenagem faz parte dos 30 anos da promulgação da carta mineira. Ao longo da semana, a Assembleia Legislativa promoveu atividades para recontar o processo que culminou na promulgação da lei maior do Estado em 21 de setembro de 1989.

A reunião especial no plenário aos deputados da Décima primeira legislatura entre 1987 a 1891, o período no legislativo que teve o principal marco, a elaboração da Constituição Mineira, a primeira a ser promulgada por um Estado depois da redemocratização do país após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Conhecidos como deputados constituintes, os homenageados receberam uma edição comemorativa da carta magna com o nome de todos que fizeram parte deste trabalho. Ainda para comemorar os 30 anos desta Constituição, a ALMG promoveu debate público da evolução das normas constitucionais do país nas últimas 3 décadas.

Especialistas mostraram desafios para a democracia em meio às mudanças tecnológicas e ao radicalismo do debate político. O momento atual seria bastante diferente do contexto quando a Constituição Mineira foi elaborada, segundo quem participou dos trabalhos.

Após 21 anos de regime militar e embalada pela redemocratização do país, a participação popular na constituínte foi marcante como foi destacado pelos deputados em debate sobre o tema. E essa participação pode ser atestada em números. Durante a constituínte, a Assembléia recebeu cerca de 10 mil sugestões populares. O cidadão pode conferir essas e outras informações na exposição 30 anos da Constituinte Mineira aberta no memorial do Legislativo.

A mostra também integra a comemoração e busca recontar por meio de sons, imagem e documentos os momentos marcantes que levaram ao dia 21 de setembro de 1989.

Para o presidente da ALMG Agostinho Patrus, a Constituição Mineira consolidou as políticas públicas atuais, ” é um pouco da nossa história, é um pouco do trabalho dos parlamentares qPara o presidente da ALMG Agostinho Patrus, a Constituição Mineira consolidou as políticas públicas atuais, ” é um pouco da nossa história, é um pouco do trabalho dos parlamentares que se dedicaram, se debruçaram sobre temas tão relevantes para Minas Gerais e aprovaram uma Constituição que continua sendo atual, vanguardista mesmo depois de 30 anos” disse o presidente.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Defensoria Pública realiza mutirão com reconhecimento gratuito de paternidade em Sete Lagoas e outras cidades

É bastante comum que as pessoas, em casos de reconhecimento de paternidade ou maternidade, busquem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *