segunda-feira ,17 dezembro 2018
Página Inicial / Automóveis / O ” Lado B” do dia da morte de Ayrton Senna em Ímola – VEJA O VÍDEO

O ” Lado B” do dia da morte de Ayrton Senna em Ímola – VEJA O VÍDEO

Vídeo amador recém publicado, mostram imagens inéditas do dia da morte do piloto Ayrton Senna, na corrida de Ímola na Itália, em 01 de Maio de 1994

Sequência de imagens inéditas do piloto Ayrton Senna se encaminhando para o Box da Williams-Renault para a corrida da terceira temporada  do Grande Prêmio de San Marino em maio de 1994

 

Um fã das corridas de Fórmula 1, chamado Thomas Gronvold que assistia ao GP de San Marino em 1994, filmou da arquibancada o início daquela fatídica tarde de 01 de maio de 94. Thomas resolveu digitalizar e publicar  suas filmagens em Imola no YouTube. O fã assistiu à prova da arquibancada da reta dos Boxes de Imola e fez uma série de gravações amadoras aparentemente despretensiosas, as quais, mais de duas décadas depois, adquiriram valor histórico inestimável.

Marcas do acidente na curva do Tamburello: muro com arranhões profundos da batida do carro de Ayrton Senna

Naquele fim de semana,aconteceram três grandes acidentes (nenhum registrado pelo cinegrafista). Além da batida de Ayrton Senna na Tamburello, o outro piloto brasileiro Rubens Barrichello capotou na Variante Bassa, pouco antes da entrada dos boxes, e Roland Ratzemberger morreu após passar reto na curva Villeneuve.

No vídeo de Gronvold, é possível ver a Simtek do austríaco abrir a sua última volta. Em seguida, o helicóptero médico decola com o piloto em direção a Bolonha, e as imagens dos restos de seu carro podem ser vistos sendo rebocados.

O mais interessante do vídeo, porém, são os episódios menos conhecidos daquele fim de semana. Logo na largada, Pedro Lamy bate forte contra a Benetton de JJ Lehto, que havia ficado parada no grid. Os pilotos saem sem ferimentos — e o piloto da Benetton é aplaudido pelos torcedores.

Logo depois, após a bandeira vermelha ser agitada por conta do acidente de Ayrton Senna, as imagens da câmera capta o piloto Gerhard Berger correndo em direção aos boxes da Ferrari. Ele conversa  com um engenheiro, parecendo preocupado, talvez recebendo notícias sobre o seu ex-companheiro de equipe. Berger abandonaria a prova a tempo de ver Senna no hospital antes do anúncio de óbito.Ainda naquele 1º de maio trágico, um outro evento poderia ser notado nas imagens de Thomas: de repente, paramédicos atravessam os boxes de Imola carregando uma maca. Pouco antes, um pneu do carro do piloto Michele Alboreto havia se soltado, ferindo alguns dos mecânicos.

O que mais impressiona, segundo o próprio autor do vídeo é que, apesar de algumas informações esparsas dadas pela narração do circuito interno, nenhum torcedor havia sido informado da morte de Senna. Nem os fãs, nem os pilotos no pódio.

Thomas Gronvold publicou na última quarta-feira,08, uma segunda parte de suas filmagens do dia anterior à corrida. Um contraste,  de um dos finais de semana mais tristes da história da Fórmula 1.

 

Sobre admin

Você pode Gostar de:

INDIGNAÇÃO POPULAR – 46 deputados mineiros votaram à favor do auxílio-saúde de 2.500 reais para membros do MP

Mesmo com a pressão popular, 46 deputados aprovaram, em segundo turno, o projeto que garante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *