Ultimas Noticias
Página Inicial / GERAESTV / Passa de 100 os municípios mineiros em situação de emergência

Passa de 100 os municípios mineiros em situação de emergência

Em MG são 101 cidades em situação de emergência por causa dos efeitos causados pelas chuvas. A medida tem validade de 180 dias e, na prática, os municípios ficam dispensados de licitações para tomar providências. Também facilita o recebimento de recursos vindos do governo federal.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo coordenador ajunto da Defesa Civil Estadual, tenente Flávio Godinho.

Conforme o último balanço divulgado na noite desse domingo (26) pela Defesa Civil Estadual, são 44 mortos e 19 desaparecidos em Minas em ocorrências relacionadas às chuvas. Além disso, o estado possui 3.354 desabrigados (que ficarão em abrigos), e 13.887 desalojados (que ficarão em casas de amigos e parentes). Uma atualização será divulgada nesta manhã.

O ministro da Integração Regional, Gustavo Canuto, divulgou que o governo federal possui R$ 90 milhões disponíveis para liberação imediata aos municípios atingidos por chuvas. “Neste momento o mais importante é que a burocracia não possa impedir que os recursos cheguem e as famílias possam ser atendidas. O prioritário agora é a assistência e o socorro”, disse.

Segundo o ministro, após decretado situação de emergência, os municípios devem fazer um levantamento da demanda e apresentar um projeto para que seja liberado o recurso.

No sábado (25), o governador Romeu Zema já havia decretado situação de emergência em 47 cidades mineiras. Na lista, está Belo Horizonte e cidades da região metropolitana como Contagem, Betim, Brumadinho, Caeté, Raposos e Nova Lima. A Zona da Mata mineira também foi bastante atingida.
Lista das cidades em que foi decretado situação de emergência:

Abre campo
Alto caparaó
Alto jequitibá
Belo horizonte
Betim
Brumadinho
Caeté
Caparaó
Carangola
Cataguases
Congonhas
Contagem
Divino
Dores do turvo
Ervália
Espera feliz
Guidoval
Ibiaí
Ibirité
Luis burgo
Manhuaçu
Mariana
Mateus leme
Matipó
Monjolos
Muriaé
Nova lima
Orizania
Patrocínio de muriaé
Pedra bonita
Raposos
Raul soares
Ribeirão das neves

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Justiça determina fechamento do comércio em Sete Lagoas depois que o prefeito Duílio de Castro havia decretado abertura de bares e igrejas

Decretos do prefeito Duilio de Castro que flexibilizavam o comércio foram suspensos pelo TJMG; Município …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − treze =