segunda-feira ,11 dezembro 2017
Página Inicial / Cidade / SAAE rebate acusação de áudio que se espalhou nas redes sociais alertando usuários sobre a contaminação da água em Sete Lagoas

SAAE rebate acusação de áudio que se espalhou nas redes sociais alertando usuários sobre a contaminação da água em Sete Lagoas

 

ETA – Estação de Tratamento de Água de Sete Lagoas

 

Um áudio que se espalhou nas redes sociais no começo desta semana, alerta a população setelagoana sobre suposta contaminação da água captada do Rio das Velhas, que estaria sendo distribuída pelo SAAE, com nível muito alto de esgoto, o que estaria provocando sérios problemas de saúde na população como diarreia e vômito, causando virose às pessoas .

Segundo a gravação do áudio, “este fato estaria sendo “guardado a sete chaves”, e diz que gestores do ETA teriam errado no sistema de captação da água e pegaram uma quantidade absurda de água do Rio das Velhas com um nível muito alto de esgoto, e que esta água estaria sendo hoje distribuída em Sete Lagoas. Diz ainda que em alguns bairros a água está saindo do encanamento com cloro puro, colocando cloro no último nível do tratamento e tem bairros que a água está saindo com mal cheiro.”

A pessoa que gravou o áudio não se identificou, e  recomendou “para àqueles que estejam sentido sintomas de diarréia e vômito para comprarem um remédio específico, além de sugerir que coloquem em casa um filtro nas torneiras para ter uma água mais limpa para poder cozinhar e ser usado na higiene pessoal.”

Confira abaixo a gravação do áudio:

 

O SAAE emitiu uma nota na manhã de hoje rebatendo o boato. Um vídeo feito na ETA Rio das Velhas por um representante do SAAE, o Coordenador Operacional Alexandre Picoreli, mostra como é a qualidade da água distribuída na cidade saindo da estação. Segundo Alexandre, todo o processo de tratamento da água no ETA, é feito por acompanhamento de engenheiros, técnicos da autarquia. Disse ainda que são fiscalizados por todos os órgãos públicos quanto a qualidade da água. O coordenador ainda explicou que a água atende todos os parâmentros da Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. O funcionário fez questão de beber a água direto da ETA, dizendo que era a mesma água fornecida para a casa dos moradores.

 

 

Abaixo a nota divulgada pelo SAAE

“Uma mensagem que se espalhou nas redes sociais na última segunda-feira (16) deixou em alerta os usuários da água distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em tom alarmista, o áudio afirma que a água captada e tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas está sendo destinada para consumo da população sem tratamento, O QUE É MENTIRA.

O SAAE esclarece que toda a água distribuída em Sete Lagoas, seja captada dos poços tubulares profundos ou do Sistema Rio das Velhas (Estação de Tratamento de Água – ETA) atende aos padrões de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde.

Ao contrário de mensagens espalhadas de forma irresponsável na última segunda-feira (17/10) nas redes sociais, o SAAE efetua a coleta de água e o monitoramento diário dos parâmetros físico-químicos. A autarquia, bem como a água destinada para o consumo da população, é fiscalizada pelos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica Ambiental; e Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Todas as análises realizadas diariamente por profissionais capacitados estão disponíveis no Laboratório de Análise de Água do SAAE e no órgão de fiscalização municipal, a Vigilância Epidemiológica Ambiental. Informações e solicitação de serviços ligue 115.”

Sobre admin

Você pode Gostar de:

“NÃO VAMOS PAGAR PEDÁGIO” – Moradores de Pedro Leopoldo e região se revoltam em audiência pública sobre concessão da MG-424

  Moradores de Pedro Leopoldo protestaram durante a audiência pública, contra o pagamento de pedágio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *