Página Inicial / Cidade / SÉRGIO EMÍLIO BRANT – O construtor de Sete Lagoas

SÉRGIO EMÍLIO BRANT – O construtor de Sete Lagoas

A expressividade e o prestígio político do ex-prefeito de Sete Lagoas e ex-Deputado estadual Sérgio Emílio Brant, foi de suma relevância para que o município se desenvolvesse na época e que se tornasse o que representa hoje no cenário estadual como a oitava cidade mais importante economicamente e politicamente. Além de projetos e obras de enorme importância que alavancou o município, o político demonstrou a enorme capacidade empreendedora e administrativa pública.

 

Sérgio Emílio Brant de Vasconcelos Costa, nasceu em 13 de fevereiro de 1939 na cidade de Conselheiro Lafaiete. Seguindo os passos do seu pai, Emílio de Vasconcelos Costa (Dr. Milito), Sérgio Emílio Brant ingressou na política e sua primeira eleição foi para vereador em Sete Lagoas tornando-se o candidato mais votado.

Mais tarde candidatou-se a prefeito da cidade sendo novamente sendo o mais votado. Sérgio Emílio foi prefeito de Sete Lagoas por duas vezes: de 1973 a 1976 e de 1989 a 1993. Seu mandato foi marcado por proteção da fauna da flora da cidade e investimentos no turismo local.

Mas o que marcou para sempre a sua administração pública foi as inúmeras obras de enorme relevância para o desenvolvimento de Sete Lagoas, como a retirada dos trilhos da Ferrovia no centro da cidade e o projeto e construção da Norte-Sul, a cobertura e pavimentação de quase 2 Km da Av. Sanitária do boqueirão, a Av. Divino Padrão que liga o centro à saída para a BR-040 e a obra que deu orgulho aos Setelagoanos e que era a preferida do Prefeito Sérgio Emílio que foi a construção do Parque da Lagoa da Boa Vista. Grande parte destas obras com o auxílio do seu filho Emílio de Vasconcelos Costa à frente da Secretaria de Obras e Planejamento do município.

O importante projeto na década de 90, foi a retirada dos trilhos da Ferrovia dando mais mobilidade e fluidez no fluxo de veículos e pedestres, e a moderna construção da avenida que liga o norte da cidade ao sul.

 

O cartão postal de Sete Lagoas e uma das principais obras da gestão de Sérgio Emílio também na década de 90. A construção do maior espaço até hoje na cidade que foi o Parque Náutico da Boa Vista. Um complexo de lazer que dá orgulho a todos os cidadãos setelagoanos e que era o xodó do ex-prefeito.

 

Avenida Divino Padrão, conhecida como a Avenida do Boqueirão, onde antes existia um canal sanitário aberto, foi coberto e construído uma pista dupla moderna ligando o centro à saída para a BR-040. Mais uma importante obra que destacou a gestão de do ex-prefeito Sérgio Emílio.

 

Sérgio Emílio também foi deputado estadual durante 20 anos de mandatos eletivos com enorme expressividade e importantes trabalhos no legislativo que beneficiaram e beneficiam milhões de mineiros e brasileiros até hoje como a Lei que institui o teste do pezinho e o primeiro prefeito que pagou o 13° ao funcionalismo público municipal, sendo copiado por todos os prefeitos do Brasil.

Sérgio Emílio foi o principal alicerce no desenvolvimento de Sete Lagoas, inspirando diversos prefeitos e políticos que passaram pela cidade deixando o legado e o exemplo de homem público, que soube administrar com competência, honestidade e capacidade de empreender a serviço do bem estar do cidadão setelagoano. Que seja continuado este trabalho pelos futuros gestores e seguido este belo exemplo de vida pública.

Assista a este filme “Sérgio Emílio – Um exemplo de vida”.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

Com a saída de Lacerda, Adalclever será o candidato ao governo de MG 

O presidente da Assembleia confirmou  nesta quinta a participação na disputa do Governo de Minas.  …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *