segunda-feira ,11 dezembro 2017
Página Inicial / Cidade / Temporada de ipês rosa embelezam as ruas de Sete Lagoas

Temporada de ipês rosa embelezam as ruas de Sete Lagoas

Junto com o frio dos últimos dias em Sete Lagoas, chegou também a florada dos ipês rosa. As flores costumam embelezar a cidade já durante os meses de junho e julho e a queda da temperatura influencia diretamente no desabrochar das flores. Assista ao vídeo:

Embora a primavera ainda esteja distante, os Ipês já estão colorindo toda a cidade de Sete Lagoas durante esse inverno. Como são plantas que gostam de clima ameno a previsão é que elas permaneçam colorindo as ruas da cidade até o mês de agosto. Os ipês rosas tem um crescimento muito rápido. Em apenas dois anos, ela atinge, 3,5 metros e pode atingir até 35 metros de altura, oferecendo uma florada ímpar e abundante.

Geralmente, os ipês rosa e branco brotam na mesma época. Em setembro, os amarelos.  Mas neste ano, o rosa surgiu primeiro.

Para florescer, eles precisam de pelo menos um dia com pico de frio, com temperaturas em 10 ou 12 graus e, simultaneamente, estarem em período de queda de folhas.

Os diversos tons de rosa observados pela cidade são explicados por dois motivos. O primeiro é a espécie. Dependendo da origem da árvore pode ser mais clara ou escura. O segundo fator é o nível de acidez do solo.

A árvore é originária da Bacia do Paraná, cresce em todo Brasil, de junho à agosto mas anualmente chama a atenção dos moradores e também pessoas que passam pela cidade.

Junto com o frio dos últimos dias em Sete Lagoas, chegou também a florada dos ipês rosa. As flores costumam embelezar a cidade já durante os meses de junho e julho e a queda da temperatura influencia diretamente no desabrochar das flores.

 

O colorido dos ipês ajuda na sobrevivência

O que parece artifício para embelezar a cidade, na verdade é uma estratégia de sobrevivência. Os ipês florescem para chamar a atenção de polinizadores e, assim, produzirem mais frutos e mais sementes, e consequentemente perpetuar a espécie.

Os ipês são árvores caducas, que perdem as folhas. Quando isso acontece, investem na florada. O grande número de flores é para garantir que muitas delas sejam polinizadas por pássaros e, principalmente, insetos.

 

 

Sobre admin

Você pode Gostar de:

“NÃO VAMOS PAGAR PEDÁGIO” – Moradores de Pedro Leopoldo e região se revoltam em audiência pública sobre concessão da MG-424

  Moradores de Pedro Leopoldo protestaram durante a audiência pública, contra o pagamento de pedágio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *