segunda-feira ,11 dezembro 2017
Página Inicial / Carros / Viaturas Iveco Guarani produzidas em Sete Lagoas, estréia nas Forças Armadas do Líbano

Viaturas Iveco Guarani produzidas em Sete Lagoas, estréia nas Forças Armadas do Líbano

No inicio do ano de 2017, a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas Guarani desenvolvida em conjunto com o Exército Brasileiro e a Iveco fez sua estreia no Líbano.

Viatura Blindada Iveco Guarani VBTP-MR,  produzida na fábrica da Iveco em Sete Lagoas-MG, em operação com as Forças Armadas nas ruas do Líbano.

           

Em 2014, foi noticiado que a Iveco (Iveco Defence Vehicles ) havia  fechado a primeira exportação confirmada de 10 unidades do VBTP Guarani  para o Líbano. O valor do contrato foi 30 Milhões de Euros, que incluía além das 10 unidades do VBTP-MR Guarani, 25 veículos leve multifuncional (LMV, sigla em inglês), Lince. 5 unidades dos veículos de proteção média (MPV, também em inglês), usados para o transporte de tropas, também fazem parte da encomenda. Soma-se ainda outros 40 veículos fornecidos para a polícia libanesa.  A expectativa de entrega era entre 2016 e 2017.

Com isso a linha de montagem do Guarani, em Sete Lagoas/MG, foi ocupada com a construção das viaturas para exportação junto com as viaturas encomendadas pelo Exército Brasileiro.

Localizado em região conflituosa, o Líbano faz fronteira com a Síria e com Israel. O país tem recebido armamento financiado por outros países para contribuir no fortalecimento militar. Apoiador do regime sírio de Bashar al-Assad, o reforço militar visa ajudar tropas libanesas a impedir qualquer ofensiva do Estado Islâmico e o braço da Al-Qaeda na Síria, Frente Al-Nusra.

A  Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas Guarani entrou em operação nas Formas armadas do Líbano no início desse ano no qual recebeu as 10 unidades encomendadas à Iveco e fabricadas no Brasil. Segundo informações os blindados foram transportados para a Itália para depois enviado ao Líbano.

    

No Líbano o VBTP-MR Guarani está operando nas Forças de segurança Interna ( Internal Security Forces) na unidade de elite Panthers (Al Fouhoud). A unidade Panthers e uma Brigada de elite das Forças de Segurança Interna libanesa. Os veiculos VBTP-MR Guarani que operam nessa unidade receberam uma pintura de cor azul-marinho.

O Blindado Guarani utiliza uma pintura cor de areia padrão do Exército libanês. Segundo informações o Exército Libanês estuda a aquisição de mais unidades do VBTP-MR Guarani para compor mais uma unidade blindada.

A produção do VBTP-MR Guarani favorece mais de 100 empresas nacionais e sua exportação representa o pagamento de royalties para o Exército Brasileiro, já que o Guarani é fruto das especificações da força e, portanto, essa possui a propriedade intelectual do projeto.

   

 

FICHA TÉCNICA:

Blindado Guarani VBTP-MR
Velocidade máxima: 105 Km/h.
Alcance Maximo: 600 Km.
Motor: Motor Iveco Cursor 9 com 383 hp movido a diesel.
Peso: 17,5 Toneladas (preparado para operação amphibia.
Comprimento: 6,91 m.
Largura: 2,7 m
Altura: 2,3 m.
Tripulação: 3+8 soldados equipados.
Inclinação frontal: 60º
Inclinação lateral: 30º
Passagem de vau: Anfíbio.
Obstáculo vertical: 0,5 m
Trincheira: 1,3 m.
Armamento: Metralhadora FN Mag cal 7,62X51 mm; um lançador automático de granadas LAG-40 de 40 mm; uma metralhadora M-2HB cal .50 (12,7 mm); Uma torre UT-30BR com um canhão de 30 mm mais uma metralhadora em calibre 7,62X51 mm coaxial; um canhão LCTS-90 em calibre 90 mm; um morteiro pesado em calibre 120 mm.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

“NÃO VAMOS PAGAR PEDÁGIO” – Moradores de Pedro Leopoldo e região se revoltam em audiência pública sobre concessão da MG-424

  Moradores de Pedro Leopoldo protestaram durante a audiência pública, contra o pagamento de pedágio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *