No pedido de prisão temporária dos supostos responsáveis pela tragédia de Brumadinho, O Ministério Público apontou que os documentos demonstram a existência de indícios de autoria e participação dos representados nas infrações penais de falsidade ideológica, homicídios e crimes ambientais com penas de reclusão.

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) os Ministérios Públicos de Minas Gerais e São Paulo, e as Polícias Civis dos dois estados, que aconteceu na manhã desta terça-feira prenderam 5 pessoas responsáveis pela segurança da barragem. Os alvos da ação são engenheiros que atestaram a segurança da barragem B1, que se rompeu na última sexta-feira em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Foram presos, durante a operação em Minas Gerais, César Augusto Paulino Grandshamp, Ricardo Oliveira, e Rodrigo Arthur Gomes de Melo, que seriam funcionários da Vale. Em São Paulo, foram presos dois engenheiros: André Jumyassuda e Makoto Mamba.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram pedidos por uma força-tarefa criada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para apurar a tragédia de Brumadinho. Fazem parte do grupo a Promotoria de Justiça da Comarca de Brumadinho, a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa das Bacias dos Rios da Velha e Paraopeba, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (GEPP). Eles receberem apoio das polícias Civil e Militar, e do Gaeco de SP.
A Justiça da Comarca de Brumadinho expediu cinco mandados de prisão temporária, com validade de 30 dias, e outros sete mandados de busca e apreensão. Dos cinco alvos da operação, dois estavam em São Paulo. Os demais residem na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Todos serão ouvidos em Belo Horizonte.
Segundo o MPMG, foram presos três funcionários da Vale. De acordo com a promotoria, eles são os responsáveis pelo empreendimento e estão envolvidos com o licenciamento. Também foram presos engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da barragem recentemente. Nos imóveis visitados na operação foram recolhidos documentos e outros materiais que serão analisados.
https://keflex.webbfenix.com https://keflex.webbfenix.com/