Ultimas Noticias
Página Inicial / Economia / “Fake News” de Paulo Guedes é desmentido por especialista chileno

“Fake News” de Paulo Guedes é desmentido por especialista chileno

”O sistema fracassou e seria uma completa loucura implementá-lo no Brasil”, afirma o economista Andras Uthoff, professor da Universidade do Chile.

 

“Apesar dos subsídios estatais, 80% das aposentadorias pagas no Chile estão abaixo do salário mínimo e 44% estão abaixo da linha da pobreza. O sistema fracassou e seria uma completa loucura implementá-lo no Brasil”, afirmou Andras Uthoff , consultor do Instituto Igualdad e professor da Universidade do Chile.

Doutor em Economia pela Universidade de Berkeley, ex-assessor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Uthoff avalia que “o sistema de capitalização tem levado multidões às ruas, pois empobrece idosos e nega direitos, enquanto é extremamente rentável às Administradoras de Fundos de Pensão (AFP)” . Devido à “falta de transparência” e à “desinformação” ditada pelos conglomerados midiáticos, que respondem aos “poderes econômicos e financeiros”, “as pessoas não se dão conta do quão mau é este sistema até que se aposentem”.“A realidade está se impondo, demonstrando que a capitalização é um desastre. A realidade é nossa melhor aliada”.Uthoff recebeu os jornalistas do ComunicaSul na sede da CUT Chile, em Santiago, nesta terça-feira (9). Confira a íntegra da entrevista.

O sistema de Previdência chileno está em colapso?

É, sem dúvidas, uma crise muito forte. O sistema das AFP não cumpriu a sua promessa. A promessa era simples: o participante desse modelo poderia aposentar-se com 70% do seu último salário. A média do que o sistema paga, hoje, é de 35%. Muito abaixo do prometido. Especialistas em fundos de pensão dizem que, com a atual estrutura, o sistema não tem como melhorar, pois não superará esses números.

Estamos no meio de uma ampla discussão, no Chile, sobre qual será o futuro desse modelo. Há uma ofensiva ideológica que quer colocar ainda mais dinheiro nas AFP, para consolidá-las e aprofundá-las. Por outro lado, estamos dizendo que é necessário dar fim a este modelo e apostarmos em alternativas. É um momento crucial para falarmos sobre o assunto.

No Brasil, diríamos que isso é “privatizar os lucros e socializar os prejuízos”.

Exato. É precisamente isso o que ocorre no Chile. E uma das questões que considero muito importante para o Brasil é algo que discutimos muito aqui nos anos 1990: fazer uma transição para um modelo como o chileno é extremamente caro. Você precisa se encarregar de resolver a questão das contribuições feitas no sistema antigo, o que tem um valor altíssimo. É dívida certa. No Chile, esse passivo custou três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) do país – e o cidadão é quem paga por isso.

O que você tem a dizer sobre a prática de especulação por parte dessas empresas estrangeiras?

Não acho apropriado falarmos em especulação, pois o sistema é bem regulado em relação a investimentos por parte desses instrumentos financeiros. O que preocupa é que classificadores de risco orientam: AFP não podem fazer exatamente o que querem. O que questionamos é que o impacto real da contribuição no Chile é nulo. 40% dos fundos de pensão estão investidos no exterior, e não no Chile. Os outros 60% não são investimentos reais, mas meros instrumentos financeiros que não causam nenhum impacto na economia real do país.

O próprio ministro do Trabalho, Nicolás Monckeberg, reconhece publicamente a insustentabilidade deste sistema, apesar de sugerir remédios amargos para curar a doença. Se no Chile há uma ideia de que este modelo fracassou, o que te parece o Brasil, em 2019, propor a sua implementação?

O que tenho a dizer é que é uma completa loucura implementar um sistema nos moldes da Previdência chilena. É um sistema que vai na contramão do que significa a Seguridade Social. Você transforma um sistema baseado nos direitos do cidadão em um mercado obrigatório de contribuição. Ou seja, para quem não conseguir contribuir, o direito é negado. A grande maioria dos chilenos, hoje, não possui condições de contribuir regularmente. Apesar dos subsídios estatais, 80% das aposentadorias pagas no Chile estão abaixo do salário mínimo, e 44% estão abaixo da linha da pobreza. É um sistema que empobrece os idosos.

No Brasil, está na moda falar em “fake news”. É manipulação o superministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, classificar o modelo chileno como um sonho, uma fábula a ser copiada?

Em primeiro lugar, o modelo de Previdência do Chile é difícil de copiar, pois é um modelo que se implementa em ditaduras. Se não está numa ditadura, é muito difícil impor algo desse tipo. E eu, sinceramente, não quero e nem recomendo ao Brasil o retorno à ditadura. Em segundo lugar, também venderam muitas promessas ao povo chileno. O trabalhador receberia 70% de seu salário, algo que nunca aconteceu. É um sistema que se baseia em ilusões. Guedes pode dizer o que quiser e terá 30 anos, pelo menos, para que não seja desmentido. Mas eu posso te assegurar que não será como ele disse.

Recentemente, houve um bate-boca, na Câmara dos Deputados do Brasil, porque um parlamentar da oposição mencionou o aumento da taxa de suicídio entre idosos no Chile. Paulo Guedes foi à loucura, dizendo que era “fake news”. Guedes é íntimo da BTG Pactual, uma das intermediadoras financeiras que lucram com as AFP. Que interesses há por trás dessa reforma que Guedes defende, afinal?

Claramente, a intenção é poder administrar uma bela fatia do PIB do país, que é a contribuição dos trabalhadores. Fazê-lo através de uma intermediadora financeira como a BTG Pactual é um ótimo negócio. Não só porque você favorece seu grupo dentro da regulação estabelecida, mas também porque é um modelo puramente rentista. O trabalhador paga a sua parte independente se o sistema vai ou bem ou mal. Ele paga e, em consequência, a administradora sempre tem ingresso e ganha dinheiro. O investimento cai, mas a rentabilidade das AFP segue em alta.

Aqui no Chile, as AFP recuperavam seu patrimônio em quase quatro anos. Uma taxa de retorno de quase 25% ao ano. Isso, agora, está diminuindo um pouco com a concorrência. Mas esse é o grande problema: ao invés de estarmos falando sobre direitos fundamentais do cidadão, estamos discutindo como você administra uma indústria de pensões. Deixamos de falar sobre Seguridade Social há muito tempo.

Como a BTG Pactual, de Paulo Guedes, está envolvida na questão das AFP chilenas?

A BTG Pactual pertence a um dos grupos financeiros vinculados às AFP. Fazem um trabalho financeiro que é bem regulado no Chile. A questão é: qual a utilidade disso para garantir boas aposentadorias para os cidadãos chilenos? Qualquer um pode falar bem ou falar mal do papel jogado pela BTG Pactual ou qualquer outra intermediadora financeira. A questão é: o que isso colabora com a Previdência? No Chile, a resposta está longe de ser boa. A boa rentabilidade das AFP é inversamente proporcional às péssimas aposentadorias obtidas pelo cidadão chileno.

Quais os caminhos para superar este problema no Chile?

Há muita gente pensando alternativas para este modelo. Eu tenho uma proposta, mas há várias outras na mesa. Sou partidário do conceito de sistemas multipilares, mistos, típicos da social-democracia europeia. Eu creio que o Brasil tem um pouco disso. Eu não transformaria o sistema do Brasil, talvez apenas o melhoraria. Não o reestruturaria para um sistema de capitalização exclusivo, como o governo brasileiro deseja fazer.

Por outro lado, há outras propostas, como a da organização No AFP, que vem mobilizando muita gente. Eles advogam por um modelo de repartição tripartite. As mobilizações no Chile respondem a um profundo descontentamento com o sistema, não a uma solução. Ainda não há acordo sobre qual caminho é melhor, mas há pleno consenso de que estamos empobrecendo. É um grande debate. Por ora, o desafio é responder, com argumentos técnicos, a proposta de reforma apresentada pelo governo de Sebastian Piñera.

Qual a sua visão sobre o alto índice de suicídios entre os idosos no Chile?

Para ser sincero, passei a dar mais atenção para este tema recentemente. As pesquisas mostram, de fato, que há um crescimento no índice de suicídios de idosos no Chile. As razões são bem claras. Você soma a aposentadoria ínfima paga pelo sistema chileno ao fato de se tornar dependente de alguém, isso resulta em uma pessoa pobre e vulnerável. Apesar de não ser especialista no tema, me parece óbvio que isso favorece quadros de depressão.

Os oligopólios midiáticos de nosso continente são muito íntimos dos banqueiros. Há uma campanha midiática muito forte, no Brasil, em defesa da reforma da Previdência. Qual a sua avaliação sobre o papel que os meios de comunicação tiveram e ainda têm no Chile sobre este tema?

Lamentavelmente, o Chile se encontra totalmente fragmentado – socialmente, fisicamente e intelectualmente. Se você for a um seminário sobre sistema de pensões em um lugar chamado Casa Piedra, onde só se reúnem empresários, certamente só escutaremos maravilhas sobre esse sistema, que ele deve manter-se intocado, coisas assim. No mundo do trabalho e no movimento sindical, que são os donos dos fundos de pensão, que são os trabalhadores, há um profundo descontentamento. São dois mundos que não se comunicam. Por um lado, há um bom negócio. Por outro lado, temos um problema de economia política. Há duas avaliações do sistema completamente destoantes. Estamos neste debate ideológico de seguir implementando um modelo que pode ser muito bom para um grupo ou voltar a um sistema de Seguridade Social.

O tema ganha espaço no debate público à medida em que se aprofunda o drama. A própria realidade impõe o tema na agenda.

O fato é que ao sairmos de 17 anos de uma ditadura brutal, as pessoas têm medo. E hoje as pessoas têm medo de perder emprego. Então as formas de protesto são cuidadosas, de como se expõem contrárias aos empresários. Porque isso está muito segmentado, ideologicamente segmentado, quase uma luta de classes, em que os empresários apoiam o modelo e os trabalhadores se opõem. É isso o que acontece e as pessoas têm medo.

E o papel dos meios de comunicação na falsificação e na invisibilização das informações?

Veja, este é um tema essencial. Quando existem poderes fáticos que se tornaram poderes econômicos e financeiros, percebe-se que vão pouco a pouco cooptando as pessoas. Porque falar como as coisas realmente são terá um custo, porque as pessoas têm medo de perder seu emprego, pois trabalham em um BTG Pactual ou numa instituição destas e não vão poder falar. Não se atrevem a dizer as coisas como são. Tenho colegas que em momento de eleições têm apoiado candidaturas e posteriormente em seus negócios perderam clientes.

Pensa que esta lógica consegue ser mantida por muito tempo?

Acredito que estamos começando a romper o cerco com as mobilizações, que começam a nos dar palanque, a abrir espaço para que sejamos ouvidos e não identificados como loucos. A realidade está se impondo, demonstrando que este sistema é um desastre. A realidade é nossa melhor aliada.

A maioria da classe média no Chile sente-se vitoriosa se consegue comprar uma moradia. Se vive num edifício, é preciso pagar o condomínio. Atualmente as pessoas estão tendo que sair dos seus apartamentos, ir viver com familiares ou voltar para o campo porque não conseguem pagar sequer o condomínio. Mas a imprensa não informa sobre estes fatos. Se não há mobilizações e se não há denúncias, isso passaria despercebido.

A mídia atua para desinformar.

Por esta falta de transparências as pessoas não se dão conta do quão prejudicial é este sistema até que se aposentem. Quando chegas aos 65 anos podem dizer que você juntou 150 mil dólares. Fantástico, pensa o trabalhador, que nunca viu tanto dinheiro acumulado. Então diz: me deem, vou comprar um apartamento. Não pode, não é teu para fazer qualquer coisa. É teu somente para passar à seguradora ou à AFP para que te deem uma pensão. Te dá a sensação de que eles compram o apartamento, te alugam e te baixam a pensão. E são eles que ficam com o apartamento. Então até o momento de que você se aposenta, não se dá conta da situação em que se encontra. Chegam com um montão de assessores e não há um Estado para dizer se estão te assessorando bem ou assessorando mal e que com esses 150 mil dólares vais ter uma aposentadoria que é 30% do seu salário. Com sorte. É o cúmulo.

Na última mobilização havia uma jovem com um cartaz dizendo “Não quero que o meu futuro seja como o presente de minha avó”.

Tenho acompanhado muitos debates com o Partido Socialista nas comunidades e uma jovem me disse: veja, isso não nos ensinam nas escolas nem nas universidades, a gravidade deste sistema em que nos meteram. É exatamente isso, tens que ver a forma como seus avós está vivendo para poder se dar conta do que está passando.

Pela lógica deste sistema toda a culpa é da pessoa. Se não tem um bom emprego, a culpa é tua; se o salário é baixo, a culpa é tua; se a Bolsa caiu, a culpa é tua; se aumentou a expectativa de vida, a culpa é tua; se não há um sistema de proteção, a culpa é tua. Isso precisa mudar.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

JUIZ MORO SUSPEITO – Por 3 votos a 2, STF declara Sérgio Moro suspeito das condenações contra Lula

Após uma mudança de voto da ministra Cármen Lúcia, a Segunda Turma do Supremo Tribunal …

91 Comentarios

  1. Woah! I’m really loving the template/theme of this site.
    It’s simple, yet effective. A lot of times
    it’s tough to get that “perfect balance” between superb usability and visual appearance.

    I must say you have done a amazing job with
    this. Also, the blog loads super quick for me on Internet explorer.
    Superb Blog!

  2. For latest news you have to go to see internet and on world-wide-web I found this website as a best web
    page for latest updates.

  3. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement
    account it. Look advanced to more added agreeable from
    you! By the way, how can we communicate? http://antiibioticsland.com/Tetracycline.htm

  4. Hmm is anyone else encountering problems with the images on this blog loading?
    I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the
    blog. Any suggestions would be greatly appreciated. http://www.deinformedvoters.org/aurogra-online

  5. best price usa tadalafil tadalafil 10mg tablets in india india generic
    cialis http://www.tadalafill.online/

  6. Asking questions are really good thing if you are not understanding something completely, however
    this post presents good understanding yet. http://cleckleyfloors.com/cialis

  7. May I simply just say what a comfort to find an individual who actually understands what they are talking about over the internet.
    You certainly know how to bring a problem to light and make it
    important. More people ought to look at this and understand this side of the story.
    It’s surprising you’re not more popular given that you surely possess the gift.

  8. I’m really inspired with your writing skills as well as
    with the format for your blog. Is that this a paid subject matter or did you modify it your self?
    Either way stay up the nice high quality writing, it’s uncommon to look a
    great weblog like this one today..

  9. It’s going to be end of mine day, however before finish
    I am reading this great article to increase my know-how.

  10. If you desire to obtain a great deal from this
    post then you have to apply such methods to your won weblog.

  11. I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was great.
    I do not know who you are but certainly you’re going
    to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!

  12. I have read several good stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting.
    I surprise how much effort you place to create this kind of magnificent informative website.

  13. hello there and thank you for your info – I’ve definitely picked
    up anything new from right here. I did however expertise a few technical points
    using this web site, since I experienced to reload the site lots of times previous to I could get it to load correctly.
    I had been wondering if your web hosting is OK?
    Not that I’m complaining, but slow loading instances times will sometimes affect your
    placement in google and can damage your high quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Anyway I’m adding this RSS to my email and can look out for a lot more of
    your respective interesting content. Ensure that you
    update this again very soon.

  14. I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether
    this post is written by him as nobody else know such detailed
    about my difficulty. You are incredible! Thanks!

  15. Genuinely when someone doesn’t know afterward its up to other viewers that they will
    assist, so here it happens.

  16. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with
    something like this. Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new
    updates.

  17. What a material of un-ambiguity and preserveness of precious knowledge about unexpected feelings.

  18. I believe this is one of the so much significant information for me.
    And i am glad reading your article. However should remark on some basic issues,
    The site taste is perfect, the articles is truly nice :
    D. Good process, cheers

  19. Your style is unique compared to other folks I have read stuff from.

    Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I’ll
    just book mark this site.

  20. hi!,I really like your writing very much! percentage we keep up a correspondence more about your
    article on AOL? I need an expert in this space to solve my problem.
    Maybe that’s you! Having a look ahead to see you.

  21. hello!,I love your writing very much! share we communicate more about your article
    on AOL? I require an expert on this space to resolve my problem.
    May be that is you! Having a look ahead to look you.

  22. Hi there! Do you use Twitter? I’d like to follow you
    if that would be ok. I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to new updates.

  23. Hello! This is my 1st comment here so I just wanted
    to give a quick shout out and say I truly enjoy reading
    your articles. Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the
    same topics? Many thanks!

  24. Hey there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be
    ok. I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new posts.

  25. I’m not sure where you’re getting your information, but
    good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for magnificent info I was looking for this information for my mission.

  26. Thank you for any other informative blog. Where else may just
    I am getting that type of info written in such a perfect approach?

    I’ve a project that I’m simply now working on, and I have been on the look out
    for such info.

  27. Please let me know if you’re looking for a author for
    your blog. You have some really good posts and I think I would be
    a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some articles for your blog
    in exchange for a link back to mine. Please send me an e-mail if
    interested. Cheers!

  28. Hi there would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m going to start my own blog in the near future but I’m having
    a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something unique.
    P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  29. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog
    and wished to mention that I have really enjoyed surfing around your blog posts.
    In any case I will be subscribing on your rss feed and I
    am hoping you write once more very soon!

  30. Hello just wanted to give you a quick heads up.
    The text in your content seem to be running off the screen in Safari.
    I’m not sure if this is a format issue or something
    to do with browser compatibility but I figured I’d post
    to let you know. The style and design look great though!
    Hope you get the issue resolved soon. Thanks

  31. I think that is among the such a lot significant info for me.
    And i’m glad studying your article. However wanna observation on some common things, The site taste
    is ideal, the articles is really great : D. Good activity, cheers

  32. Do you have any video of that? I’d care to find
    out some additional information.

  33. What a data of un-ambiguity and preserveness of valuable familiarity on the
    topic of unpredicted emotions.

  34. Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Many thanks

  35. Hi there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
    I’m kinda paranoid about losing everything I’ve
    worked hard on. Any recommendations?

  36. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and all. However just imagine if you added some great graphics or
    video clips to give your posts more, “pop”! Your
    content is excellent but with pics and video clips,
    this blog could definitely be one of the greatest in its field.
    Amazing blog!

  37. Hello, constantly i used to check web site posts here early in the morning, because i love to
    learn more and more.

  38. Just wish to say your article is as surprising. The clarity to your
    post is just nice and that i can think you’re a professional in this subject.
    Fine together with your permission let me to clutch
    your RSS feed to keep up to date with drawing close post.
    Thanks one million and please continue the gratifying work.

  39. I for all time emailed this weblog post page to all my friends, for the reason that if like to
    read it afterward my friends will too.

  40. This is really interesting, You are a very skilled blogger.

    I have joined your rss feed and look forward to seeking
    more of your magnificent post. Also, I have shared your web site
    in my social networks!

  41. Wow, incredible blog layout! How long have you been running a blog for?

    you made running a blog glance easy. The overall look of
    your website is excellent, let alone the content material!

  42. Your style is so unique compared to other folks I’ve read
    stuff from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I’ll just book mark this page.

  43. Thanks for finally talking about > “Fake News” de Paulo
    Guedes é desmentido por especialista chileno –
    Portal Geraes Notícias < Loved it!

  44. What’s up, always i used to check web site posts here early in the dawn, as i love to learn more and more.

  45. When some one searches for his essential thing,
    so he/she wishes to be available that in detail, thus that thing
    is maintained over here.

  46. When some one searches for his vital thing, thus he/she wants
    to be available that in detail, so that thing is maintained
    over here.

  47. Every weekend i used to visit this web site, as i want enjoyment, as this this
    website conations genuinely good funny material too.

  48. In fact when someone doesn’t understand after that its up to other
    visitors that they will help, so here it happens.

  49. I like the valuable information you provide in your articles.
    I’ll bookmark your blog and check again here regularly.
    I’m quite sure I will learn a lot of new stuff right here!
    Best of luck for the next!

  50. I constantly spent my half an hour to read this webpage’s articles
    or reviews every day along with a cup of coffee.

  51. Hi there! Would you mind if I share your blog with my
    myspace group? There’s a lot of folks that I think would really
    enjoy your content. Please let me know. Many thanks

  52. Heya! I’m at work browsing your blog from my new apple
    iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!
    Carry on the superb work!

  53. What’s up, the whole thing is going perfectly here and ofcourse
    every one is sharing data, that’s in fact excellent, keep up writing.

  54. Remarkable! Its genuinely amazing paragraph, I have got much clear idea about from this piece of writing.

  55. It’s hard to come by educated people in this particular subject, however, you sound like you
    know what you’re talking about! Thanks

  56. Hey There. I found your weblog the usage of msn. This is an extremely well written article.
    I’ll make sure to bookmark it and come back to learn more of your useful
    information. Thanks for the post. I will certainly comeback.

  57. I all the time used to study piece of writing in news papers but now as I am a user of internet therefore from now I am
    using net for articles, thanks to web.

  58. I am curious to find out what blog platform you happen to be working
    with? I’m experiencing some small security problems with my latest blog
    and I would like to find something more safeguarded.
    Do you have any suggestions?

  59. What’s up to all, the contents present at this site
    are actually awesome for people experience, well, keep up the nice work fellows.

  60. Hello to every one, it’s truly a fastidious for me
    to go to see this website, it consists of useful Information.

  61. Very good article. I am going through a few of these issues as well..

  62. This design is incredible! You obviously know how to keep a reader amused.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my
    own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job. I really enjoyed what you had to say,
    and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  63. I think that is one of the most vital info for me.
    And i am satisfied studying your article.
    However should observation on few general things, The site style is wonderful, the
    articles is in reality nice : D. Just right activity, cheers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + seis =