Ultimas Noticias
Página Inicial / GERAESTV / OUTRA CASSAÇÃO – O prefeito e o vice de Itabirito, são cassados pelo TRE por 6 x 0

OUTRA CASSAÇÃO – O prefeito e o vice de Itabirito, são cassados pelo TRE por 6 x 0

O prefeito Alexander Silva Salvador de Oliveira e seu vice Wolney Pinto de Oliveira (DEM), foram condenados por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros na campanha de 2016.

Os mandatos do prefeito de Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Alexander Silva Salvador de Oliveira (PSD), e do vice-prefeito, Wolney Pinto de Oliveira (DEM), foram cassados nesta segunda-feira (21) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A chapa havia vencido as eleições com 57,84% dos votos.

Segundo o TRE-MG, as cassações foram por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros na campanha de 2016. Houve também a determinação de realização de novas eleições para prefeito e vice, em data ainda a ser marcada.

De acordo com a ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), Alexander teria recebido doações para campanha de empresas que prestam serviço de transporte na cidade. As doadoras teriam usado de seus funcionários, sócios e parentes de sócios para fazer as transações.

De acordo com a ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), Alexander teria recebido doações para campanha das pessoas jurídicas Ronilda Teresa Santos de Souza – ME e Souza e Braga Transporte Coletivo Ltda – ME, empresas que prestam serviço de transporte em Itabirito. Para tanto, as doadoras teriam usado de seus funcionários, sócios e parentes de sócios para doações.

Para o relator do processo, juiz Nicolau Lupianhes, ficou comprovado o “esquema de triangulação bem organizado e ilícito”, de acordo com a prova testemunhal e documental constante dos autos. Além da manutenção da sentença proferida pelo juiz eleitoral local em relação à cassação dos mandatos, também foi mantida a sanção de inelegibilidade para os políticos e para os doadores que participaram do ato.

Ainda cabe recurso da decisão. O prefeito e vice continuam no cargo até o julgamento de eventuais embargos de declaração, quando a execução do julgado e a convocação de novas eleições majoritárias deverão acontecer, como determinado pela Corte Eleitoral.

 

Prefeito e vice de Sete Lagoas também foram cassados pelo TRE/MG

O acórdão publicado nesta segunda (21) inicia-se a contagem dos 3 dias de prazo para que o prefeito e o vice cassados apresentem os embargos de declaração, não obrigatório pelos réus.

Depois da apresentação dos embargos, inicia-se o prazo pra que a outra parte do processo, Emílio de Vasconcelos Costa, apresente a contrarrazão do recurso.

Segundo regras do TRE, após apresentação do recurso e de sua contrarrazão, o processo é inserido automaticamente na pauta da próxima sessão.

Acórdão publicado nesta segunda pelo TRE/MG

Após o TRE analisar e responder o recurso (que não deverá alterar o teor da decisão), o prefeito e o seu vice serão afastados e o presidente da Câmara Cláudio Nacif, assume interinamente o cargo de executivo municipal, enquanto serão convocadas as novas eleições em um prazo de 60 dias.

Provavelmente deverão ocorrer eleições extemporâneas em Sete Lagoas enutre final de março e começo de abril.

Sobre admin

Você pode Gostar de:

JUIZ MORO SUSPEITO – Por 3 votos a 2, STF declara Sérgio Moro suspeito das condenações contra Lula

Após uma mudança de voto da ministra Cármen Lúcia, a Segunda Turma do Supremo Tribunal …

33 Comentarios

  1. Hello friends, how is all, and what you want to say regarding this post, in my
    view its really awesome in favor of me. http://herreramedical.org/tadalafil

  2. Hello! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to take a look.
    I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Superb blog and excellent style and design. https://cialis.buszcentrum.com/tadalafil

  3. I’m really loving the theme/design of your website. Do you ever
    run into any internet browser compatibility problems? A handful of
    my blog visitors have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome.
    Do you have any recommendations to help fix this problem? http://cialis.anafassia.com/tadalafil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 6 =