Ultimas Noticias
Página Inicial / GERAESTV / Setembro Amarelo terá foco em prevenção do suicídio entre os jovens

Setembro Amarelo terá foco em prevenção do suicídio entre os jovens

O Ministério da Saúde vai aproveitar setembro, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, para enfatizar a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes.

Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, o foco das ações desenvolvidas pela pasta durante o Setembro Amarelo será o público jovem, no qual vem aumentando o número de casos e de tentativas de suicídio. “Vamos focar nesta questão dos jovens, tanto na questão do suicídio quanto das tentativas, procurando alternativas de políticas públicas indutórias”, disse o ministro durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, realizada na manhã desta quinta-feira (29), em Brasília.

Rio de Janeiro - Parte da campanha Setembro Amarelo, ato na orla de Copacabana marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Rio de Janeiro – Parte da campanha Setembro Amarelo, ato na orla de Copacabana marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Mandetta ressaltou que o aumento do suicídio entre os jovens é um fenômeno mundial que, nos últimos anos, vem causando crescente preocupação também no Brasil. Para o ministro, o problema é complexo e não pode ser compreendido ou explicado por um só fator. “A barra está muito pesada, e isso está fazendo com que percamos muitos jovens”, afirmou o ministro, arriscando uma explicação. Segundo o ministro, os jovens brasileiros, que estão entre os que passam mais tempo conectados à internet, têm dificuldade para lidar com a confusão entre o mundo online e as exigências e frustrações cotidianas do mundo fora da rede mundial de computadores.

Para Mandetta, isso gera ansiedade e enfraquece vínculos sociais. “O mundo virtual é maravilhoso, mas não condiz com a realidade. Ali, todo mundo está feliz, bem. Estamos tendo dificuldades de conviver com isto”, acrescentou Mandetta.

Ele disse que o alcance e imediatismo das redes sociais podem potencializar questões que sempre causaram mal-estar entre os jovens. “O bullying, por exemplo. Na minha geração, era algo circunscrito. Ficava limitado a uma sala de aula, ao pátio do colégio e, de alguma maneira, as pessoas faziam seus rearranjos. Hoje, com a internet, o bullying às vezes ganha uma escala nacional”, disse o ministro. “Este é o pano de fundo para o grande drama que esta geração enfrenta.

O secretário-executivo no Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis,e o ministro da Saúde, Luiz Henriuqe Mandetta, participam da 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite
O secretário-executivo no Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis,e o ministro da Saúde, Luiz Henriuqe Mandetta, participam da 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite

Para Mandetta, a questão do suicídio e outros temas de saúde mental devem ser tratados, entre todas as faixas etárias,  com informações claras e com o máximo de naturalidade possível. “Assuntos como depressão, ansiedade e os cuidados com a saúde mental têm que ser incluídos na agenda. Temos que dizer que a depressão existe e que não se trata apenas de um estado de melancolia. Precisamos desmistificá-los, abordá-los como outros assuntos de saúde, como a hipertensão ou a diabete e valorizar a vida”, exemplificou o ministro ao defender a ação conjunta de profissionais das áreas de e educação.

“Acho que a saúde vai ter que ir para as escolas e organizar esta interface junto à educação. E acho que são os próprios adolescentes, dialogando entre si, que [com orientação] vão achar as necessárias válvulas de escape. Porque eles não vão achar com quem falar dentro de casa. Não acham na familia. O meio está hostil, os amigos estão vivendo no mundo virtual e, no mundo real, esses jovens se deparam com [as exigências e frustrações do] dia a dia”, concluiu o ministro.

Realizada em quase todo o mundo, a campanha Setembro Amarelo ocorre anualmente em setembro e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão e informar sobre os sinais que precisam ser observados com atenção, bem como os locais onde procurar ajuda.

Agência Brasil

Sobre admin

Você pode Gostar de:

JUIZ MORO SUSPEITO – Por 3 votos a 2, STF declara Sérgio Moro suspeito das condenações contra Lula

Após uma mudança de voto da ministra Cármen Lúcia, a Segunda Turma do Supremo Tribunal …

38 Comentarios

  1. Hi there just wanted to give you a quick heads up. The text in your article seem to be running off the screen in Opera.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with internet browser compatibility but I thought I’d post to let you know.

    The design look great though! Hope you get the problem resolved soon.
    Cheers

  2. Thank you for sharing your info. I really
    appreciate your efforts and I am waiting for your further post thank you once again.

  3. This website certainly has all the information I needed about this subject and didn’t know who to ask.

  4. After I initially left a comment I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are
    added- checkbox and now every time a comment is added I get 4 emails with the exact same comment.
    Perhaps there is a means you are able to remove me from that service?
    Kudos! 0mniartist asmr

  5. Greetings! I’ve been following your site for a while now and finally got the courage to go ahead
    and give you a shout out from Huffman Tx! Just wanted to say keep up the good job!

  6. I’ll right away grab your rss as I can’t to find your e-mail subscription hyperlink or
    e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly let me recognize in order that I could
    subscribe. Thanks.

  7. Hi! Do you know if they make any plugins to safeguard against hackers?
    I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any tips?

  8. scoliosis
    Thanks for every other informative web site. The place else may just I get that type of information written in such a perfect way?

    I have a venture that I’m just now running on, and I’ve been at the glance out for such
    info. scoliosis

  9. scoliosis
    It’s going to be end of mine day, but before ending I
    am reading this fantastic paragraph to increase my knowledge.
    scoliosis

  10. dating sites
    Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are
    just extremely fantastic. I actually like what you’ve acquired
    here, certainly like what you are saying and the way in which you
    say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it
    wise. I can not wait to read far more from you. This is really
    a wonderful web site. https://785days.tumblr.com/ dating
    sites

  11. Pretty section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert
    that I get actually enjoyed account your blog posts.

    Anyway I will be subscribing to your augment and
    even I achievement you access consistently rapidly.

  12. Hi, I read your blogs like every week. Your humoristic style is witty,
    keep doing what you’re doing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 16 =